Artigos Técnicos :

Messerschmitt Me-210/410 Hornisse

A  fabrica Messerschmitt iniciou em 1934 o projeto de um caça-bombardeiro destinado  a   penetrar profundamente em territorio inimigo e com grande poder de fogo. Tal  avião  seria  o  Me-110,  que  se mostrou muito ineficaz para o que havia sido idealizado sobre a Inglaterra, era inferior  em  manobra  e velocidade aos Spitfire e Hurricane.  Chegando  até  mesmo  a  operar  sob  escolta  dos  Me-109,  que tambem não estavam correspondendo ao esperado.

Antes mesmo da eclosão da guerra,  a  Messerschmmitt  havia  iniciado  um  projeto  melhorado  do Me-110, o Me-210 Hornisse. Em principio de 1941 a Luftwaffe ordenou o inicio da produção  de  1.000 aviões em duas versões de caças e caças-bombardeiro, foram incorporadas as unidades de combate,  e mais uma vez a Messerschmmitt  viu  seu  novo  projeto  padeser  de  algumas  falhas  de  projeto,  que acabaram ocasionando diversos acidentes. Mesmo com as inumeras reclamações das  tripulações,  não houve como retirar o avião da linha de frente.

Nos aviões que se encontravam na linha de produção, foram efetuadas diversas modificações com o fim  de  solucionar  as  imperfeições,  porem  nunca  se  conseguiu  converter  o  Me-210  em  um  avião eficiente. a primeira versão o Me-210 a 1 tinha um poderoso armamento, consistente em 2  canhões  de 20 mm   e  duas  metralhadoras  de  13mm ,   e  mais   duas  de   7,9 mm   instaladas   lateralmente   que disparavam para trás, acionadas por controle remoto.

Em virtude das series ineterruptas de acidentes, o comando da Luftwaffe decidiram finalmente, em 1942, interromper a produção dos Me-210.  Dos 1.000 aparelhos só  foram  concluidos  352  aparelhos.

Caracteristicas:
Me-210
Me-410
Motores : ( 2 ) / Potência: HP´s
Daimler-Benz DB 601F / 1.395
Daimler-Benz DB 603A / 1.750
Comprimento
12,22 m
12,44 m
Envergadura
16,34 m
16,40 m