Artigos Tecnicos :

North American P-51 Mustang " Cadillac dos Céus "

Em abril de 1940, a comissão de compras britânica, firmou   com   Kindelberge,   presidente  da  North American Aviation, um acordo para  um  projeto  e desenvolvimento de um caça completamente  novo para a RAF. Projetado, construido e  colocado  nos céus em  117  dias, esse  protótipo  prateado  foi  o inicio dos mais bem-sucedido programa de caça na história. A RAF recebeu 620 Mustang I , 150 IA  e 50 II , enquanto o Execito dos EUA receberam 500 A-36 A 'Apache" e  310 P-51A,  lembrando-se  que esta aquisição foi a contra  gosto  e  foi  puramente politica  afim   de   dar  confiança  aos  Ingleses  de adquirir o produto.
Em 1942, a brilhante estrutura foi combinada com o motor Merlin, devido a  varios pedidos  dos  pilotos  ingleses  que achavam que o motor do Spitfire seria mais ideal, o resultado daí foi  o  excelente  P-51B, o C Mustang III p/ a RAF com capota bojuda " Malcon"a mesma usada nos Spitfire e o D com a capota "Gota" Mustang IV , tendo mais tarde, os Modelos C e D seis metralhadoras de 0,5 pol. e um estabilizador vertical dorsal, pois o avião  teve  o  mesmo  problema que o  seu  rival  o  P-47D,  com  a  falta  da  corcunda  as  ondas  de  choque  interferiam  na aerodinamica ocasionando alguns acidentes. Os  ultimos  modelos foram os K com melhor silhueta,  o  leve  H,   o  mais  veloz,  que alcançou 784 km/h.

A produção total foi de 15.586 unidades, Os Mustang e as variantes  P-51  serviram   principalmente  na  Europa, sendo sua primordial missão a quase inacreditavel missão de voar desde as bases  britânicas  até  os  alvos da  8º força aeria sobre os céus do coração da alemanha. apos a guerra, os Mustang´s  tornaram-se  populares  em pelo menos  55  paises,  enquanto,  de  1947  a  1949, a USAF  adquiriu 272 aparelhos  do  apreciado  e  alongado Twin Mustang, a maioria era caça noturno, com radar, que serviram na Coreia.

De   1945   a   1948,   a   Commonwealth   Aircraft,   da   Australia,  fabricou, sob licença 200 aparelhos  em  4  versões.   Em  1967,   a  Cavalier  reiniciou  a   produção  do  P-51  para  a USAF  e  outros clientes, sendo que a  versão  Turbo III,  turbo - comprimido,  e   o  Enforcer  foram   desenvolvidos para  controle  aéreo  avançado  e missões   de   ataque   leve.    Muitos    dos    modelos    novos   ou remanufaturados de 1968 a 1975 são bipostos.
Ja na decada de 80 para cá os Mustang´s continuam numa vida  ativa  muito  diferente  as  que  foram  projetado,  hoje participam das Famosas corridas aérias, sendo  até  hoje  um  avião   de   ponta   na  categoria  Unlimited...... fora  as  replicas  tipo  "Thunder Mustang"  que  continuam a prolongar a vida deste verdadeiro mito.

Um fato curioso sobre este avião é que muitos dos ases americanos, ganharam este  titulo  voando  os  P-51,  tais como:

• Chunck Yeager( Glamoros Gleen) que quebrou a barreira do som em 1947
  • Bud Anderson( Old Crown )  que conseguiu passar a guerra inteira sem levar um tiro!
  • Don Gentile ( Shangri-la )  que arrebentou todos os arrebit´s atras do as alemão .

•  

E muitos outros que nem poderia mencionar...

Ficha Técnica

A-36A
    P-51A
    P-51B
    P-51D
    P-51H
    Motor
    Allison 
    Allison 
    Packard 
    Packard 
    Packard
    Versão
    V-1710-F3R
    V-1710-81
    V-1650-3
    V-1650-7
    V-1650-9
    Potência
    1.150 cv
    1.125 cv
    1.520 cv
    1.590 cv
    2.218 cv
    Envergadura
    11,29 m
    11,29 m
    11,29 m
    11,29 m
    11,29 m
    Comprimento
    09,81 m
    09,81 m
    09,81 m
    09,81 m
    10,16 m
    Altura
    03,72 m
    03,72 m
    04,10 m
    04,10 m
    04,10 m
    Peso Vazio
    2.858 kg
    2.858 kg
    3.200 kg
    3.230 kg
    2.900 kg
    Peso Carregado
    3.901 kg
    3.901 kg
    3.901 kg
    5.206 kg
    4.500 kg
    Veloc. Máxima
    628 km/h
    630 km/h
    703 km/h
    710 km/h
    796 km/h
    Ascensão inicial
    792 m/min
    792 m/min
    990 m/min
    1.050 m/min
    1.180 m/min
    Altitude Máxima
    9.144 m
    9.144 m
    11.900 m
    12.770 m
    12.770 m
    Alcance 
    724 km
    724 km
    1.100 km
    1.529 km
    1.400 km
    Armamento
  • 6 mg´s .50 pol
  • 454 kg bombas
  • 4 mg´s .303 pol
  • 4 mg´s .50 pol
  • 918 kg bombas
  • 4 mg´s .50 pol
  • 918 kg bombas
  • 6 mg´s .50 pol
  • 918 kg bombas
  • 6 foguetes
  • 6 mg´s .50 pol
  • 1.000 kg bombas
  • 6 foguetes

•  

Texto Complementar :  Fatos Desconhecidos ou Esquecidos
    Devido a semelhança entre o Bf-109 e o Mustang  com  capota  " razorback ", chegou  a  fazer  com  que  pilotos aliados abrissem fogo contra estes mustangs (o A-36A, e os P-51A, B e C ), como no caso a seguir:

Retirado do livro: P-51 Mustang, o Corcel dos Ares, editora Renes.

Um  dos  pilotos  de  Mustang  atacado  por   avião  " amigo "  foi  o  Tenente  Glenn Eagleston: " Eu dirigia  uma esquadrilha de 3 aparelhos no ataque feito a Brunswick no dia 10 de fevereiro de 44( nota: obviamente nesta data o  aparelho  que  ele  deveria  estar  pilotando  era  um  P -51B  ou  C  ).  Nas  proximidades  do   lago  Steinhuder, dirigi-me  para o sul, a   fim  de  investigar  se  havia  por  perto  aviões   inimigos.  Então, avistei  6 Bf-109  a  uns 1.500 m acima de nós, e na direção do sol.

Quando iniciei uma curva de subida para tomar posição de ataque, minha esquadrilha foi atacada por uns 8 P-47. Vi um deles  passar  por  mim,  com um Bf -109 atrás, e  fui  no encalço do avião inimigo,  com  meu  companheiro seguindo-me.

Quando manobrei para tomar posição de disparo, fui atacado por um P-47 pela ré, sendo atingido numa das asas e ao  longo  da  fuselagem.  Afastei-me  e  observei  o  P-47  até  convercer-me  de  que  o  seu  piloto  havia  feito  o necessário  reconhecimento,   mergulhando  depois   para  atacar   2  Bf -109  que,  a  uns  300 m  abaixo  de  mim, aproximavam-se da cauda de meu companheiro.

Procurei  rapidamente  colocar-me  atrás  do  que  estava  mais  perto  e  disparei  uma  rajada prolonada, vendo o impacto das balas na fuselagem. Quando me  afastei, fiz   um  circuito,  vi  meu  companheiro  disparar  contra  um Bf -109 que se descontrolou e, a seguir esplodiu.

Meu companheiro juntou-se a mim e partimos para a base, pois o motor  estava  aquecendo.  A  pressão  do  óleo caiu para zero quando atravessei a costa inimiga e, com o motor gelado, fiz a travessia da costa inglesa a 3.450 m de altitude, pousando a salvo."

2º Texto complementar

Retirado do livro: P-51 Mustang, o Corcel dos Ares, editora Renes.

Seis  dias  depois,  outros  15  caças  Luftwaffe  foram derrubados numa grande batalha aérea travada na área de Halberstadt e Oschersleben. O melhor desempenho do dia foi  do ás  Major James H. Howard,  ex-integrante  do grupo  dos "Tigres-Voadores".  Quando  os caças inimigos foram avistados, os P-51 separaram-se para atacar e, sem-cerimoniosamente,  isolaram  seu  comandante,  Major Howard,  da  formação  de  ataque. Os bombardeiros estavam  sob  ataque  de  caças  alemães,  que  os  acossavam  de  todos  os  lados. Howard avistou uma solitária " caixa " de  bombardeiros  que recebia  forte  castigo  de  uns 40 aviões inimigos ( nota: isso ocoreu nos grandes ataques de bombardeiros  americanos  contra a  Alemanha, com  formações que chegavamn a 1.000 bombardeiros escoltados por centenas de caças ).

Sem  demora,  Howard,  no  seu Mustang, o "Ding Hao", partiu contra eles. O 1º a por-se no seu caminho foi um bimotor  Bf -110,  que  recebeu  algumas  rajadas  de  suas  metralhadoras,  irrompeu  em  chamas  e caiu ao solo, coberto de neve.

Howard  avistou   abaixo  dele  um Focke Wulf 190,  que  tomou a direção do sol ao ver o P-51. Howard conseguiu colocar-se atras dele,  deu-lhe uma  devastadora rajada com suas 4 metralhadoras de .50 e viu o piloto abandonar o aparelho. O seguinte foi um BF -109  cujo piloto  tentou  fazer  com  que o P-51 o ultrapassa-se baixando os seus flaps, mas Howard fez o mesmo e permaneceu em sua cauda. O 109 foi jogado ao chão, com o motor  em  chamas.

Howard  dirigiu-se  a  seguir  para  os  bombardeiros  e,  no caminho, deu com outro Bf-110,  no qual logo  acertou várias balas, pondo-lhe fim à carreira. Avistou depois outro 109 que começava a entrar numa curva de ataque aos bombardeiros.

Howard firmou-se atrás dele e fê-lo descer vomitando fumaça negra do motor. Neste ataque, 3 das metralhadoras de Howard deixaram de funcionar ( nota: o P-51B tinha sérios problemas de quebra de  metralhadoras,  o  que  só foi resolvido no P-51D  ). Com  apenas  1 metralhadora,  ele  mergulhou  contra  outro 109,  acertando-o inúmeras vezes. O piloto germânico, então, afastou-se da área num mergulho.

O último avião inimigo que Howard encontrou naquele dia foi um Dornier  Do-217,  bimotor,  que  se  posicionava lateralmente  aos  bombardeiros  para  disparar  seus  foguetes.  O  piloto do  P-51 mergulhou sobre ele e o piloto alemão decidiu não atacar , embora Howard não chegasse a disparar contra ele.

Os que iam a bordo dos bombardeiros não encontravam palavras para expressar seus encômios ao desconhecidos piloto de Mustang. Um deles, ao exprimir a impressão da luta,  disse:  " Foi  a  briga  de  um  americano  solitário contra toda a Luftwaffe ". Descobreta, porem, a identidade do piloto, o pessoal  das  relações  públicas  abateu-se sobre ele, mas a todos o modesto Howard respondia: " Cumpri apenas o meu dever ".

Os tripulantes dos bombardeiros, mais tarde, confirmaram qua Howard abateu naquele encontro 6 caças inimigos, façanha que lhe valeu a "Medalha de Honra do Congresso."

Clesio "Mago" Luís - " Crazy P-40 "
    Lista Naval / Warbird´s BR

Raio-X P-51B
    Raio -X P-51D

Som do Motor Merlin 61

Duvidas e comentários click aqui : - )

Return