Um caçador gaúcho foi pro Alaska caçar ursos. Depois de vários dias, ele conseguiu avistar e abater um urso grande. Assim que ele acertou o alvo, sentiu um tapinha nas costas. Virou-se e viu um urso maior ainda, que chacoalhava a cabeça em sinal de desaprovação pelo seu ato.
- Você não deveria ter feito isto! Disse o urso.
- Você matou um de meus semelhantes. Agora vai pagar, mas pode escolher: ou você morre ou dá pra mim !
O caçador, depois de muito pensar, decidiu que a morte seria radical demais, abaixou as calças e virou-se de quatro pro urso.
Durante um ano, o caçador jurou vingança ao urso que o havia estuprado. Na estação de caça seguinte, ele voltou ao Alaska e ficou procurando-o. Depois de vários dias, ele finalmente encontrou o tal urso e mandou-lhe duas balas na cabeça. Logo depois disso, sentiu outra vez um tapinha nas costas. Virou-se e se deparou com um urso gigante, que disse novamente as temidas palavras:
- Você não deveria ter feito isso! Você vai ter que pagar. Quer morrer agora ou vai dar pra mim ?
O caçador não podia acreditar, mas sentiu o bicho se aproximando e resolveu continuar vivendo. Abaixou as calças e ...
Depois de mais um ano jurando vingança eterna a todos os ursos do planeta, o caçador retornou ao Alaska para procurar o urso do ano anterior. Assim que o encontrou, atirou inúmeras vezes... ele ainda gritava de ódio e prazer por ter matado o bicho quando sentiu mais um tapinha nas costas. Ele gelou... aterrorizado... virou-se devagar e se deparou com um urso monstruosamente grande, uns 4 m de altura, muito peludo, dentes enormes e afiados. A fera olhou para o caçador (que a essa altura já desabotoava as calças), deu uma piscadinha e perguntou :
- Fala a verdade pra mim. Você não vem aqui pra caçar, né ?