Para as pessoas que não sabem o que é um RPG, vou passar a explicar; um Role Playing Game é, como o próprio nome indica, um jogo em que os jogadores, cada um deles, "representa" um papel, ou seja, tem um papel activo no desenrolar da "história" do jogo. O jogador controla um ou vários personagens, cada personagem com as suas habilidades, capacidades, limitações e traços de personalidade próprios.
Existem RPG's como jogos de computador e como jogo de "mesa" (perdoem-me se a expressão estiver errada). Na minha humilde opinião, os RPG's "não-em-computador" são os mais divertidos, pois dão mais liberdade aos jogadores. Na impossibilidade de adquirir manuais de regras (1º porque não há em Portimão, 2º porque são muitos caros), resolvi, com alguns amigos criar o nosso RPG. Pensámos em criar um jogo com ambiente semelhante ao vivido nas aventuras escritas por J. R. R. Tolkien (para mais informações, ler O Hobbit e O Senhor dos Anéis, entre outros), embora já haja um com esse tipo de ambiente, o A.D.&D. (Advanced Dungeons & Dragons). Esse RPG já está em fase de "testes" (mais propriamente, já está a ser jogado).
Para opiniões, ajudas ou contactos sobre a contrução deste RPG, mandem-me um mail.
Existem, também, os RPG's para computador, de entre os quais acho que devo mencionar The Eye of the Beholder I, The Eye of the Beholder II e The Eye of the Beholder III e o , na minha opinião, melhor, Wizadry VII - Crusader of the Dark Savant (que infelizmente não funciona no meu computador :( , tendo-o jogado a última vez há cerca de 3 anos...). Actualmente, existe o famoso Diablo, que embora eu adore, acho que lhe faltam bastantes elementos para ser um "verdadeiro RPG" de computador.