Quando utilizamos um micro computador, nunca esperamos que um virus possa invadir nosso sistema, e destruir nossos preciosos dados. Mais infelizmente isso se tornou uma rotina pra quem ou por falta de conhecimento ou por relaxo mesmo(meu caso) não instala "AntiVirus" no seu micro.
Os vírus nada mais são do que simples programas feito em uma determinada linguagem de programação que tem por finalidade prejudicar de alguma maneira o pobre micro infectado, qualquer um que tenha um conhecimente de alguma linguagem de programação de baixo nivel pode fazer seus proprios virus. Até algum tempo atraz os virus de computadores eram transmitidos basicamente atravez de disquetes com aquele seu jogo preferido. Eu mesmo já fui vitima de uma situação dessas, comprei um jogo em um banca de jornal e instalei no meu micro(386) normalmente. Após algum tempo meu micro não iniciava mais. Procurei saber com meu camarada "EDUARDO" o que poderia ser, ele me deu um disquete e pediu que eu dese um boot com o diquete. cheguei em casa e fiz o que ele me pediu e qual foi minha surpressa!!!! 4 virus no setor de boot!!! Fiquei horrorizado. Desliguei meu micro nahora e fui obter mas dados sobre virus com ele. Minha sorte é que os virus que foram parar no meu micro não eram os piores, perdi alguns dados e resolvi formatar meu HD.
Antigamente as pessoas não estavam familiarizadas com esses verdadeiros "DESTROYS", hoje em dia qualquer usuario sabe basicamente o que é um virus.
Hoje com a "Internet" o disquete não é mais o principal meio de infectação dos micro-computadores, ela é a principal vilã, podemos dizer que a "Internet" é a principal condutora de vírus na estrada da informática.
Bem como já mencionei, a melhor forma de estar parcialmente livre dos virus é a instalação de um bom antivirus em seu micro, se bem que mesmo com a instalação de um antivirus você estara cerca de 80% livre desas pestes cybernéticas.
Uma coisa que eu posso afirmar com convicção é que nenhum micro seja ele qual for esta 100% protegido dos vírus, a não ser que o usuário não tenha Internet, não use disquetes trazidos de fora, jamais atualize o seu micro e etc.
O termo "Vírus" foi criado em 1983 por Fred Cohen, um engenheiro elétrico formado pela University of Southern Califórnia. Os vírus foram classificados em dois tipos: os criados para estudos e os selvagens. Em agosto de 1989, o número de vírus era praticamente igual entre todas as plataformas, mas hoje em dia existem bem mais vírus para "PC" para qualquer outra plataforma.
O Primeiro vírus selvagem encontrado para PC foi em 1986, e foi chamado de Brain. Ele infectava o setor de Boot, se alojava em memória, e depois destruía tudo que encontrava, apos Brain vieram um legião de novos virus.: Alameda, o Cascade, o Jerusalém, o Lehigh e o Sexta Feira 13.
Esses virus antigos e quase que já extintos virus de boot, já não dão tanto medo quando infectam algum micro. Esses já foram muitos populares, mas, devido à necessidade de estarem localizados sempre no mesmo setor de um HD, ficou facil a detecção e destruição dos mesmos.
Após essa primeira geração, por volta de 1989 começava a aparecer os primeiros vírus chamados de Stealth, Mutantes e os perigosos Polimórficos. Nesses casos eles já eram mais dificeis de serem detectados e o poder de destruição era cerca de 10 a 15 vezes maior do que a primeira leva de virus. suas duvidas segue abaixo maiores explicações.
O Stealth é um poderoso virus que tem uma especie de auto-proteção, ele é capaze de fazer uma copia de si mesmo para um outro local do HD, ou seja, enquanto o seu antivirus limpou um arquivo e está limpando um seguinte esse virus que está alojado em um arquivo que ainda não foi limpo se aloja novamente no arquivo que já foi limpo e se reprodus novamente. O antivirus não faz a detecção 2 vezes seguidas sem que você de ordem, então você deduzindo que aquele arquivo já está ok não vai pedir a detecção novamente.
Como o proprio nom já diz esses virus são aqueles que a cada infectação mudam seu código e criam um novo vírus ou cria um novo metodo de ataque. Com essa mudança, tentam enganar os antivírus já que a cada infectação se forma um outro vírus embora executem as mesmas rotinas e funções e causem os mesmos danos.
Os Polimorficos é basicamente uma evolução dos mutantes, mas além de todas as características dos mutantes também podem alterar o resultado final da infecção, digamos que este tipo é pouca coisa mais esperto que os Mutante, pois enganam mais ainda os antivírus.
Uma nova geração de virus está surgindo.... Esses virus são popularmente conhecidos como "Virus Encriptados". Os vírus encriptados por estarem com uma especie de codificação dificultam e muito a ação dos antivírus. Mas são muitos difíceis de se fazer por isso não estão sendo muito populares entre ususarios de sistemas mais simples e frageis, O virus Encriptado é criado para infectar grandes sistemas.
Bem depois de toda esta explicação de vírus acho que a maioria das duvidas forma esclarecidas, vejo também que a produção de vírus nacional é bem baixa!!! Eu pessoalmente sou a favor da criação dos vírus, não porque só servem pra destruir, mas sim pra ver o quanto um determinado sistema é seguro, veja meu caso, o Projector me pegou de desprevinido e como consequencia perdi todo o meu HD.
Outro dia vi em uma revista que um vírus totalmente brasileiro causou danos em uma empresa Americana de ultra-grande porte, isso me fez muito feliz pois não estamos perdendo para os metidos americanos.
Em conjunto com os virus podemos citar também os conhecidos como: Bombas Lógicas, Cavalos-de-troia, e outros nomes que não me veem a cabeça agora.
As bombas logicas são programas que se ativão automaticamente em uma determinada data ou após um certo comando, os efeitos podem ser desastrosos, podem ser desde uma simples mensagem aterrorizante até uma perda total de seu HD. Apesar de seus efeitos as bombas logica não são consideradas vírus porque elas não se reproduzem.
O Cavalos-de-tróia
muitos comuns na Internet(inclusive neste site), tem por finalidade auxiliar
um Hacker em formação ou mesmo um Lammer a cometer seus atividades
ilegais na net.