Falando sério!!!

Cigarros!!!
( é o tema que primeiramente queria abordar e que  muito me preocupa )

" 80 mil fumantes  vão morrer este ano no Brasil." ... foi a frase que me chamou a atenção no JT de 29/08/99. Lembrei-me de meus amigos fumantes e resolvi relatar aqui o que li sobre o assunto. Dedico esta página à um querido amigo (XX)...sinto por não poder dizer o nome... ele sabe e eu sei o quanto o cigarro está prejundicando-o, mas como ele é muito especial...acho que vou tentar ajudá-lo ( convencê-lo, hehe! ). 

Vai aqui 8 boas razões para deixar de fumar:

- 3 milhões de dependentes de nicotina vão morrer este ano em decorrência de alguma doença ligada ao fumo.
- Entre as vítimas 80 mil são brasileiros.
- A presença no organismo de uma pessoa de 1 miligrama de nicotina para cada quilo de sua massa é suficiente para matá-la.
- A nicotina vai ser responsável pela morte de 90% dos portadores de câncer de pulmão.
- 13 mil pessoas deverão morrer este ano vítimas de câncer de pulmão.
- O risco de se contrair câncer de boca entre os fumantes é 30 vezes maior do que entre as pessoas que não fumam.
- Para laringe e esôfago, essa relação é de 20 e 10 vezes, respectivamente.
- Quem fuma mais de 20 cigarros por dia vive, em média, 22 anos a menos que uma pessoa que não fuma. No Brasil, onde a expectativa de vida é, em média, 68 anos, o tempo que um fumante vive é de 46 anos.

Para aqueles que acham que isso são apenas números...leia esta história com muita atenção:
" José Carlos Gomes deixou o vício em 1993. Naquele ano, em 18 de junho, dia de seu aniversário, ele teve a perna direita amputada. Quatro anos mais tarde, em 1997, Gomes sofreu um derrame que afetou parcialmente seus movimentos. No ano seguinte, novo derrame. E paralisação quase total dos movimentos, além da dificuldade para falar. De acordo com laudos médicos, tanto as tramboses nas pernas - que provocaram as amputações - como os derrames foram consequências de anos de fumo.
Gomes lembra que gostava de pescar, de jogar tênis, futebol e andar na praia.
Hoje ele mora em uma casa de repouso pela qual a família paga R$ 1,5 mil. Precisa de ajuda para comer, tomar banho, ir ao banheiro."

Menino tira o cigarro da boca

Menino
Tira o cigarro da boca.
Não envolvas o teu sorriso
São
No fumo da ilusão.
Na tua boca úmida de vida
Não coloques a cinza
Poluída.
Menino
Tira o cigarro da boca.
De teus lábios de sol