Relatos Históricos:

Esquadrilha Espantalho ?!
" - Atenção, Comndo Costeiro !...  Atenção Comando Costeiro ! . Aqui Patrulha Espantalho 735... Aqui P A 735... Uma formação de Me-109 aproxima-se com rumo ENE... A 3000 metros...  Velocidade 300 ...

São três aparelhos... Cambio.

O Transmissor vibrou e uma voz fez-se escutar:

- Aqui Comando Costeiro... Atenção, Patrulha Espantalho !...  Atenção PA 735... Quantos aparelhos integram a esquadrilha?

O piloto pressiona o botão de seu microfone e responde :

- Aqui Patrulha Espantalho 735 ... Disponho de seis aparelhos para atacar os Me-109. Esperamos maior proximidade...

- Aqui comando Costeiro ... Mantenha-me informado... Boa sorte...Corto.

Longe ainda, a três mil metros de altura, três pilotos alemães terminam de captar o dialogo entre Patrulha Espantalho e o Comando Costeiro. O Piloto que comanda a esquadrilha decide  rapidamente. Eles são três e os ingleses seis. Possibilidade em contra  2 vs 1. Imediatamente, sacode as asas para chamar a atenção de seus companheiros de esquadrilha seguem-no. Acelerando gradualmente, perdem-se ao onge, sobre o Canal da Mancha.

Na cabine da sua avião de turismo, Robert Malcom, corretor de seguros de 43 anos suspira aliviado.

Depois liga seu transmissor e fala:

- Espantalho chama Comando Costeiro... Os Me-109 já estão longe...Por sorte !...

Uma voz responde:

- Aqui Comando Costeiro... Bravo, Malcom ! Continue assim e vai terminar com a aviação alemã... Atenção ! Não se aproxime demais das formações inimigas... E se há perigo aterrisse imediatamente...

- entendido, chefe... è como dizem os pilotos de Spitfire, não é ? Corto.

Sobre os campos verdes da Inglaterra, voava um avião de turismo. A mil metros de altura a modestos 200 km/h, seu piloto, Robert Malcom, assobia despreocupadamente. Ele era toda a Patrulha Espantalho. Integrada por homens de négocio, proficionais e empegados, a Patrulha Espantalhos reuniu inglêses de meia idade, inaptos alguns para serviço ativo, proprietarios de pequenos aviões de turismo e que dispunham de algumas horas livres por semana, nestas horas, decolando sós ou em esquadrilhas de dois ou três aparelhos, vigiavam o litoral e comunicavam as novidades. E não foram poucas as vezes em que uma só avioneta, através de uma astuta comunicação radiofônica, conseguiu enganar a uma esquadrilha de caças inimigas.

Return