Relatos Históricos: |
|
|
" - Atenção, Comndo Costeiro
!... Atenção Comando Costeiro ! . Aqui Patrulha Espantalho
735... Aqui P A 735... Uma formação de Me-109 aproxima-se
com rumo ENE... A 3000 metros... Velocidade 300 ...
São três aparelhos... Cambio. O Transmissor vibrou e uma voz fez-se escutar: - Aqui Comando Costeiro... Atenção, Patrulha Espantalho !... Atenção PA 735... Quantos aparelhos integram a esquadrilha? O piloto pressiona o botão de seu microfone e responde : - Aqui Patrulha Espantalho 735 ... Disponho de seis aparelhos para atacar os Me-109. Esperamos maior proximidade... - Aqui comando Costeiro ... Mantenha-me informado... Boa sorte...Corto. Longe ainda, a três mil metros de altura, três pilotos alemães terminam de captar o dialogo entre Patrulha Espantalho e o Comando Costeiro. O Piloto que comanda a esquadrilha decide rapidamente. Eles são três e os ingleses seis. Possibilidade em contra 2 vs 1. Imediatamente, sacode as asas para chamar a atenção de seus companheiros de esquadrilha seguem-no. Acelerando gradualmente, perdem-se ao onge, sobre o Canal da Mancha. Na cabine da sua avião de turismo, Robert Malcom, corretor de seguros de 43 anos suspira aliviado. Depois liga seu transmissor e fala: - Espantalho chama Comando Costeiro... Os Me-109 já estão longe...Por sorte !... Uma voz responde: - Aqui Comando Costeiro... Bravo, Malcom ! Continue assim e vai terminar com a aviação alemã... Atenção ! Não se aproxime demais das formações inimigas... E se há perigo aterrisse imediatamente... - entendido, chefe... è como dizem os pilotos de Spitfire, não é ? Corto. Sobre os campos verdes da Inglaterra,
voava um avião de turismo. A mil metros de altura a modestos 200
km/h, seu piloto, Robert Malcom, assobia despreocupadamente. Ele era toda
a Patrulha Espantalho. Integrada por homens de négocio, proficionais
e empegados, a Patrulha Espantalhos reuniu inglêses de meia idade,
inaptos alguns para serviço ativo, proprietarios de pequenos aviões
de turismo e que dispunham de algumas horas livres por semana, nestas horas,
decolando sós ou em esquadrilhas de dois ou três aparelhos,
vigiavam o litoral e comunicavam as novidades. E não foram poucas
as vezes em que uma só avioneta, através de uma astuta comunicação
radiofônica, conseguiu enganar a uma esquadrilha de caças
inimigas.
|