Pouso em um porta-aviões no Warbird´s |
|
Nosso proxímo avião sera o Vought Corsair F4U-4 , ele tem um motor de 2.000 cv bravo abaixo do capô, mas o que mais preocupa é seu efeito "torque de motor" que é bem forte. A primeira precaução é ligar o motor a 0% de potência de um ou doi dentes de flap, e segure o avião nos freios , acelere gradativamente, quando atingir 100% solte os freios. Se ele ginar para a direita, e o efeito torque agindo corrija rapido o rumo ou a asa pode tocar o chão. Seu longo nariz pode lhe tirar a noção de espaço, use a tecla "U" se necessário. |
|
De todos os aviões navais do Warbird´s, talvez o Corsair seja o mais ardiloso tanto para decolar como para pousar, o efeito torque é muito sentido nele, e geralmente quando pouso com ele em pista, é um sufoco segurar ele na corrida, mas no CV os ganchos ajudam a amenizar isto. |
|
Bom, no que se refere ao pouso no CV, o Corsair não foge a regra, pegue a "perna do vento" e mantenha-se a uns 500m de altura. Lembre-se que agora esta com um avião mais dificil de controlar, seu Stall se manifesta a uns 110mph a 120mph e se não souber compensar com o acelerador e os flaps ficara complicado. Uma boa dica e se afastar a uns 2.000 a 3.000m do CV, este espaço maior lhe ajudara a efetuar um bom alinhamento e fará com que o angulo na "rampa de pouso" seja menor, e tera mais tempo para efetuar as correções, se o nariz atrapalhar use a tecla "U" em breves momentos, pois o uso continuo pode lhe tirar a noção de espaço. |
O nariz do Corsair é um problema na hora do alinhamento, você tem duas opções nesta hora, ou desce direto e usa a tecla "U" para ver o deck caso ele se esconda por baixo do nariz ou efetua uma aproximação em curva bem aberta, mas esta é bem mais complicada do que parece. Note na foto ao lado que estou curvando o avião a 110mph e com full flaps, estou brigando um pouco com ele neste momento, mas fazendo um mergulho raso em direção ao deck compensa o Stall, mas não deixe ele ultrapassar 150mph. |
|
|
Notem que o nariz atrapalha no alinhamento, caso não tenha visão e não tenha como teclar "U", se posicione com relação ao mastro do CV, mantenha-o do seu lado direito um pouco fora do centro. Mantenha a velocidade a umas 120 a 140 mph, ele pode querer balançar, um pulso firme agora é necessário. Segure-o , o alarme de stall devera estar buzinando, não de bola para ele até que esteja proximo do maxímo ai sim deve se preocupar. Mantenha o angulo de planei-o até uns 200m do deck, se estiver rapido, não se esqueça corte o motor e levante um pouco o nariz, uns 5º graus ja´ é o suficiente. |
Quando estiver a uns 50m do deck, de 0% de potência e deixe que ele bata no deck, se quizer suavizar a batida puxe levemente o nariz do avião. Ele tocara bruscamente o se não o fizer, mas ele aguenta o tranco, o importante é não deixar que ele bata muito forte e pule os cabos, ou se descontrole e siga para cima da super estrutura do CV. Nas minha 3 tentativas a melhor foi a 105mph com a buzina de Stall gritando na minha orelha e uma velocidade de descida vertical de 7,5 pés por segundo. |
|