Artigos Tecnicos : |
|
|
|
No Me-262 a indústria aeronáutica alemâ criou um avião potencialmente "vencedor da guerra", o qual poderia ter restaurado para a luftwaffe o domínio dos céus da Alemanha. Comparado aos caças aliados de sua época, inclusive o Meteor I da RAF, o qual entrou em serviço um pouco mais cedo, era muito rápido e possuía uma potência maior. Foi no outono de 1938 que a Messerschmitt foi solicitado um estudar o projeto de um caça a jato e o resultado seria o Me-262, foi destacadamente infalível. No início, vôou com roda na bequilha. A despeito de numerosos fracassos, os aparelhos de série começaram a ser entregues em julho de 1944, e a media de fabricação foi muitas vezes maior que a do Meteor inglês. Por outro lado, os motores axiais alemães não eram dignos de confiança e as baixas, por falhas do motor, incêndios ou quebras, eram pesadas. O canhão Mk 108 era, também, propenso a emperrar e o trem de pouso a falhar. ainda assim, o 262 era um belo aparelho para ser manejado e, enquanto os jatos aliados nunca chegaram aos esquadrões ou nunca enfrentaram aviões inimigos, os quase 100 Me-262, que voaram em operações e enquanto tiveram combustível disponivel, destruiram bem mais de 100 bombardeiros e caças aliados. ainda mais digno de nota é o fato de, quando chegou o dia V, a entrega total desses extraordinarios avião haver alcançado 1.433 aparelhos. Obs: segundo um documentario exibido na Discovery Channel , o 262 podia usar combustivel de aviação, querosene e até mesmo diesel ou alcool como combustivel, tendo apenas o pessoal de terra que fazer determinados ajustes..... |
Ficha Técnica |
|
|
|
|
|
Tipo |
|
|
|
Motores( 2 ) |
|
|
|
Empuxo ( cada ) |
|
|
|
Envergadura |
|
|
|
Comprimento |
|
|
|
Altura |
|
|
|
Velocidade maxíma |
|
|
|
Ascensão inicial |
|
|
|
Altitude máxima |
|
|
|
Alcance ( fuel interno ) |
|
|
|
Armamento |
|
|
|
|
Achei esse texto aqui, é longo, mas very interessante. Responde too, a alguns questões discutidas na lista... Visk, olha a parte do Galland, o cara sabia tudo, imagina os 262 operacionais como caças de superioridade aérea ( como ele queria ) nos fins de 1943!!!!! O que seria dos buffs aliados? Leiam e tirem suas conclusões... |
|
|
A passagem do vôo a hélice para o vôo a jato constitui ainda hoje uma difícil etapa no treinamento de um piloto, tanto no que se refere ao militar como ao civil. Em fins de 1943 essa fase se revelava um passo extremamente delicado, pois tudo no Me 262 era ainda novo e desconhecido. O treinamento dos pilotos destinados a entrar em serviço com o Me 262 ficou a cargo do Hauptmann Werner Thierfelder, comandante do EKdo 262 (Erprobungskommando, unidade de testes) em Lechfeld, para onde o grupo se mudou em 21 de dezembro de 1943; os pilotos foram destacados do ZO 26 ( Zerstõrergeschwader, unidade composta de 120 a duzentos caças de escolta Me 110 ). O EK do 262 recebeu diversos Me 262A-0 de pré-produção, engajando-se nas operações no início do verão de 1944. Thierfelder morreu em combate contra os Mustang da 15. a Força Aérea Americana sobre a Baviera, em 18 de julho; em seu lugar ficou o Hauptmann Neumeyer. A RAF teve confirmação segura da existência do Me 262 em 25 de julho, quando um De Havilland Mosquito da 544. a Esquadrilha, interceptado perto de Munique, saiu do combate bastante danificado, só conseguindo escapar com muita dificuldade. Formou-se em Lechfeld, no mês de julho, o Einsatzkommando Schenk ( major Wolfgang Schenk ) equipado com caças-bombardeiros Messerschmitt Me 262A-2a. Logo enviado à frente de invasão da Normandia, o grupo ficou baseado na França em Châteaudun, Etampes e Creil, antes de recuar para Juvincourt, perto de Reims, no final de agosto. No dia 28 desse mesmo mês, os pilotos aliados conseguiram derrubar o primeiro Me 262. Is-. 50 aconteceu sobre a Bélgica, nas proximidades de Bruxelas, quando o major Joseph Myers e seu ala, tenente M. D. Croy Jr., do 78.0 Grupo de Caças americano, forçaram o Oberfeldwebel Lauer a uma aterragem de emergência com o seu Messerschmitt Me 262. As operações do Einsatzkommando Schenk continuaram irregularmente, até ser incorporado ao 11KG 51 (primeiro Gruppe-36 a cinqüenta aviões - do Kampfgeschwader - força de 120 a duzentos aparelhos - 51), que iniciou suas ações de combate a partir de Rheine-Hopstein, em outubro de 1944, sob o comando do major Unrau. Logo se confirmou o valor do Me 262 como avião de reconhecimento e uns poucos seguiram para o Einsatzkommando Braunegg e para os Nahaufkàrungsgruppen ( grupos de reconhecimento) 1 e 6.
Primeira unidade de caça A firme insistência de Hitler no sentido de manter os Messerschmitt Me 262 subordinados à Kampfflieger ( divisão aérea de bombardeiros ) impediu, até setembro de 1944, que Adolf Galland formasse a primeira unidade de caças a jato. No mês seguinte, um dos maiores ases de caça alemães, major Walter Nowotny, recebeu ordens para criar esse grupo, surgindo então o Kommando Nowotny, baseado em Achmer e Hesepe, perto de Osnabruck. O grupo executou sua missão de estréia em 3 de outubro de 1944. Os Messerschmitt Me 262A-la (com turbojatos Jumo 004B-1) formavam um efetivo de cerca de trinta aparelhos. Seu armamento, excepcionalmente poderoso, consistia em quatro canhões Rheinmetall-Borsig MK 108A-3, de 30 mm. Uma blindagem de 9 mm de espessura no encosto do assento protegia as costas do piloto, e o pára-brisa, à prova de bala, com 90 mm, proporcionava defesa frontal. Com uma velocidade máxima de 855 km/h a 8.000 m, o 262A- la superava qualquer aparelho dos aliados. Sua vulnerabilidade se manifestava na decolagem e no pouso. Ao aterrissar, precisava alongar bastante a aproximação, em vista das características de vôo do novo impulsor. Nesse momento, voando em linha reta e com velocidade cada vez mais reduzida, os Me 262 se expunham aos ousados ataques dos caças aliados, que se aproximavam pela retaguarda em fulminante mergulho e abriam fogo à queima-roupa. Muitos Me 262 tombaram nessa situação, inclusive o de Nowotny, em 8 de novembro de 1944. Para protege-los nesses momentos críticos, instalaram-se baterias de Flak ao longo do eixo das pistas, proporcionando um verdadeiro "teto" de barragem de fogo antiaéreo.
Novos grupos de bombardeio O Kommando Nowotny foi dissolvido pouco depois da morte de seu líder, em 8 de novembro de 1944. 0 poderoso jato, cuja presença alarmara a inteligência aliada no oeste, continuou a ser usado em pequeno número nos ataques de bombardeio (com bombas AB250 ) sobre a frente, em missões de reconhecimento e em esporádicos dogfight contra os caças aliados. Em meados de novembro, o Oberst Johannes Steinhoff formou o núcleo do JG 7 ( Jagdgeschwader, unidade de caça), em Brandenburg-Briest: o III Gruppe absorveu os sobreviventes do Kommando Nowotny, ao passo que o I/JG 7 reagrupou-se mais tarde em Parchim. Quatro unidades adicionais de bombardeio começaram a operar em 30 de janeiro de 1945: KG(J) 6; KG(J) 27; KG(J) 54 e KG(J) 55. Mas apenas o I/KG(J) 54, em Giebelstadt, o IIIKG(J) 54, em Kitzingen, e o III/KG(J) 6, em Praga-Ruzyne, tomaram parte nas operações, em geral com perdas elevadas. As ocasiões em que o JG 7 obteve maior impacto foram durante as batalhas de 18 a 21 de março de 1945, quando, partindo das bases de Oranienburg e Parchim, dirigiu cerca de quarenta ataques diários de interceptação contra os bombardeiros americanos.
Derradeiros esforços Uma nova arma ar-ar não dirigida, o foguete R4M, surgiu pela primeira vez, empregada pelo caça Me 262A-la durante esses combates. As últimas operações da guerra estiveram a cargo do major Adolf Galland em Munique-Riem, com as unidades já mencionadas e caças noturnos Me 262B-la/U1 do NJG 11 (Nachtjagdgeschwader, unidade de caça noturna) em Burg. Entre março de 1944 e abril de 1945, a Luftwaffe recebeu 1.433 Me 262. Para os aliados, o choque psicológico provocado por esse avançado avião foi enorme. E, nos estudos feitos após a guerra, eles reconheceram que, de fato, em matéria de projeto de célula e impulsor, o Messerschmitt Me 262 estava anos à frente de todos os outros países. Seus segredos possibilitaram a soviéticos e anglo-americanos acelerar o desenvolvimento de caças e bombardeiros a jato, permitindo-lhes alcançar o mágico Mach 1,0 - e saltar além nos anos seguintes. |
|
|
|
|
|