Artigos Tecnicos :

Messerschmitt Me-262 Schwalbe

No Me-262 a indústria aeronáutica alemâ criou um avião potencialmente "vencedor da guerra", o qual poderia ter restaurado para a luftwaffe o domínio dos céus da Alemanha.   Comparado  aos  caças aliados de sua época, inclusive o Meteor I da RAF, o qual entrou  em  serviço  um  pouco  mais  cedo,  era  muito  rápido e possuía uma potência maior.

Foi no outono de 1938 que a Messerschmitt foi solicitado um estudar o projeto de um caça a jato e o resultado  seria  o  Me-262,  foi  destacadamente  infalível.  No  início,  vôou  com  roda  na  bequilha. A despeito de numerosos fracassos, os aparelhos de série começaram a ser entregues em julho de 1944, e    a media de fabricação foi muitas vezes maior que a do Meteor inglês.

Por outro lado, os motores axiais alemães não eram dignos de confiança e  as  baixas,  por  falhas  do motor, incêndios ou quebras, eram pesadas. O canhão Mk 108 era, também, propenso a  emperrar  e  o trem de pouso a falhar. ainda assim, o 262 era um belo aparelho para ser manejado e, enquanto os jatos aliados nunca chegaram aos esquadrões ou nunca enfrentaram aviões inimigos, os quase  100  Me-262, que voaram em operações e enquanto tiveram  combustível  disponivel,  destruiram  bem  mais  de  100 bombardeiros e caças aliados. ainda mais digno de nota é o fato de, quando chegou o  dia V,  a  entrega total desses extraordinarios avião haver alcançado 1.433 aparelhos.

Obs: segundo um documentario exibido  na  Discovery Channel ,  o  262  podia  usar  combustivel  de aviação, querosene e até mesmo diesel ou alcool como combustivel, tendo apenas  o pessoal de terra      que fazer determinados ajustes.....

Ficha Técnica

Me-262A1a
Me-262A2a
Me-262B1a
Tipo
Caça Monoposto
Bombardeiro Monoposto
Caça Noturno Boposto
Motores( 2 )
Jumo 004B
Jumo 004 B
Jumo 004B
Empuxo ( cada )
900 kg
900 kg
900 kg
Envergadura
12,50 m
12,50 m
12,50 m
Comprimento
10,60 m
10,60 m
11,80 m
Altura
03,80 m
03,80 m
03,80 m
Velocidade maxíma
870 km/h
755 km/h ( com bombas)
800 km/h
Ascensão inicial
1.200 m/min
1.200 m/min
1.200 m/min
Altitude máxima
11.500 m
11.500 m
11.500 m
Alcance ( fuel interno )
1.050 km
1.050 km
1.050 km
Armamento
  • 4 can mk108 30 mm
  • 2 can mk 108 30 mm
  • 2 can mg 151 20 mm
  • 1000 kg em bombas
  • 4 can mk 108 30 mm

Texto complementar

Achei esse texto aqui, é longo, mas very interessante. Responde too, a alguns questões discutidas na lista... Visk, olha a parte do Galland, o cara sabia tudo, imagina os 262  operacionais  como  caças  de superioridade aérea ( como ele queria ) nos fins de 1943!!!!! O que seria dos buffs  aliados?  Leiam  e tirem suas conclusões...

Em serviço

A passagem do vôo a hélice para o vôo a jato constitui ainda hoje uma difícil  etapa  no  treinamento  de um piloto, tanto no que se refere ao militar como ao civil.  Em  fins  de 1943 essa fase  se  revelava  um passo extremamente delicado, pois tudo no Me 262 era ainda novo e desconhecido. O treinamento  dos pilotos destinados a entrar em serviço com o Me 262 ficou a cargo do Hauptmann Werner  Thierfelder, comandante do EKdo 262 (Erprobungskommando, unidade de testes) em Lechfeld, para  onde  o  grupo se mudou em 21 de dezembro de 1943; os pilotos foram destacados  do  ZO  26  ( Zerstõrergeschwader, unidade  composta  de  120  a  duzentos  caças  de  escolta  Me 110 ). O  EK do  262  recebeu  diversos Me 262A-0 de pré-produção, engajando-se nas operações no início do verão de 1944.

Thierfelder morreu em combate contra os Mustang da 15. a Força Aérea Americana  sobre a  Baviera, em 18 de julho; em seu  lugar  ficou  o  Hauptmann  Neumeyer.  A  RAF  teve  confirmação  segura  da existência  do  Me  262  em  25  de  julho,  quando  um  De Havilland  Mosquito  da 544. a Esquadrilha, interceptado  perto  de Munique, saiu do combate  bastante  danificado,  só  conseguindo  escapar  com muita dificuldade.

Formou-se em Lechfeld,  no  mês de  julho,  o  Einsatzkommando  Schenk  ( major  Wolfgang  Schenk ) equipado com caças-bombardeiros Messerschmitt Me 262A-2a. Logo enviado à frente  de  invasão  da Normandia, o grupo ficou baseado na França em Châteaudun, Etampes e Creil,  antes  de  recuar  para Juvincourt, perto  de  Reims,  no  final  de  agosto.  No  dia  28  desse  mesmo  mês,  os  pilotos  aliados conseguiram derrubar o primeiro  Me 262.  Is-. 50  aconteceu  sobre  a  Bélgica,  nas  proximidades  de Bruxelas, quando o major Joseph Myers e seu ala, tenente M. D. Croy Jr.,  do  78.0  Grupo  de  Caças americano,   forçaram   o   Oberfeldwebel   Lauer   a   uma   aterragem    de   emergência   com  o   seu Messerschmitt Me 262.

As operações do Einsatzkommando Schenk continuaram irregularmente, até ser incorporado ao 11KG 51 (primeiro Gruppe-36 a cinqüenta aviões - do Kampfgeschwader - força de 120 a duzentos aparelhos - 51), que iniciou suas ações de combate  a  partir  de  Rheine-Hopstein,  em  outubro  de  1944,  sob  o comando do major Unrau. Logo se confirmou o valor do Me 262 como avião de reconhecimento e  uns poucos seguiram para o Einsatzkommando Braunegg  e  para  os  Nahaufkàrungsgruppen ( grupos  de reconhecimento) 1 e 6.

Primeira unidade de caça

A  firme  insistência  de   Hitler   no  sentido  de  manter  os   Messerschmitt  Me 262   subordinados  à Kampfflieger ( divisão aérea de bombardeiros )  impediu,  até  setembro  de  1944,  que  Adolf  Galland formasse a primeira unidade de caças a jato. No mês seguinte, um dos maiores ases de  caça  alemães, major Walter Nowotny, recebeu ordens para criar esse grupo, surgindo  então o  Kommando  Nowotny, baseado em Achmer e Hesepe, perto de Osnabruck. O grupo executou sua missão de estréia  em  3  de outubro de 1944.

Os Messerschmitt Me 262A-la (com turbojatos Jumo 004B-1) formavam um efetivo de cerca de  trinta aparelhos.      Seu      armamento,      excepcionalmente    poderoso,    consistia    em    quatro   canhões Rheinmetall-Borsig MK 108A-3, de 30 mm.  Uma  blindagem  de  9 mm  de  espessura  no   encosto  do assento protegia as costas do piloto, e o pára-brisa, à prova de bala, com 90 mm, proporcionava defesa frontal.

Com   uma  velocidade  máxima  de  855 km/h  a  8.000 m,  o  262A- la  superava qualquer aparelho dos aliados. Sua vulnerabilidade se manifestava na decolagem e no pouso. Ao aterrissar, precisava alongar bastante a  aproximação,  em  vista  das  características  de  vôo  do  novo  impulsor.  Nesse  momento, voando em linha reta e com velocidade cada vez mais reduzida, os Me 262  se  expunham  aos  ousados ataques dos caças aliados, que se aproximavam pela retaguarda em fulminante mergulho e abriam fogo à queima-roupa. Muitos Me 262 tombaram nessa situação, inclusive o de Nowotny, em 8 de  novembro de 1944. Para protege-los nesses momentos críticos, instalaram-se baterias de Flak  ao  longo  do  eixo das pistas, proporcionando um verdadeiro "teto" de barragem de fogo antiaéreo.

Novos grupos de bombardeio

O Kommando Nowotny foi dissolvido pouco depois da morte de seu líder, em 8 de novembro de  1944. 0 poderoso jato, cuja presença alarmara a  inteligência  aliada  no  oeste,  continuou  a  ser  usado  em pequeno número nos ataques de bombardeio (com bombas  AB250 )  sobre  a  frente,  em  missões  de reconhecimento e em esporádicos dogfight contra os caças aliados.

Em meados de novembro, o Oberst Johannes Steinhoff  formou  o  núcleo  do  JG 7 (  Jagdgeschwader, unidade de caça), em Brandenburg-Briest:  o  III  Gruppe  absorveu  os  sobreviventes  do  Kommando Nowotny, ao passo que o I/JG 7 reagrupou-se mais tarde em Parchim.

Quatro unidades adicionais de bombardeio começaram a operar em 30 de janeiro  de  1945:  KG(J)  6; KG(J) 27; KG(J) 54 e  KG(J)  55.  Mas  apenas  o  I/KG(J)  54,  em  Giebelstadt, o  IIIKG(J)  54,   em Kitzingen, e o III/KG(J) 6, em Praga-Ruzyne,  tomaram  parte  nas  operações,  em  geral  com  perdas elevadas. As ocasiões em que o JG 7 obteve maior impacto foram durante as batalhas  de  18  a  21  de março de 1945, quando,  partindo  das  bases  de  Oranienburg  e  Parchim,  dirigiu  cerca  de  quarenta ataques diários de interceptação contra os bombardeiros americanos.

Derradeiros esforços

Uma nova arma ar-ar não dirigida, o foguete R4M, surgiu pela primeira vez, empregada pelo caça Me 262A-la durante esses combates. As últimas operações da guerra estiveram  a  cargo  do  major  Adolf Galland em Munique-Riem, com as unidades já mencionadas e caças noturnos Me 262B-la/U1 do NJG 11 (Nachtjagdgeschwader, unidade de caça noturna) em Burg. Entre março de 1944 e abril  de  1945, a Luftwaffe recebeu 1.433 Me 262.

Para os aliados, o choque psicológico provocado por esse avançado avião  foi  enorme.  E,  nos  estudos feitos após a guerra, eles reconheceram que, de fato, em matéria  de  projeto  de  célula  e  impulsor,  o Messerschmitt Me 262 estava anos à frente de todos os outros países. Seus segredos possibilitaram  a soviéticos  e  anglo-americanos  acelerar  o    desenvolvimento    de    caças  e   bombardeiros   a    jato, permitindo-lhes alcançar o mágico Mach 1,0 - e saltar além nos anos seguintes.

Texto sedido por J. Algusto "JAJR" Junior  - Esquadrão Najack - Jammuth

Raio - X  Me-262

Duvidas ou comentários click aqui : - )

Um Vôo no Me-262 na Main Arena

Return