Posso ajudar em alguma coisa?
Claro. Você poderia me contar como funciona este jogo.
Desculpe, cidadão. Essas informações não estão disponíveis no momento.
O que você quer dizer com não estão disponíveis?
Você ainda não é um Agente Atirador. O que significa que o seu nível de segurança é infravermelho. As regras são de nível de segurança vermelho.Você não está liberado para conhecê-las. A seu dispor.
Hã? A maioria dos jogos faz questão de nos ensinar as regras.
PARANÓIA, não. Aqui você não sabe quem são seus amigos. Nem sabe quem são seus inimigos. Você não sabe como funciona seu equipamento. Você não conhece as regras. A única coisa que você sabe é que todos estão atrás de você. Fique alerta!Não confie em ninguém!Mantenha seu laser à mão! Ignorância e medo; medo e ignorância. Este é nosso lema.
A página inicial diz algo sobre um computador.
O Computador é seu amigo! Confie no Computador. Em PARANÓIA, você representará um Agente Atirador a serviço do Computador. Você é um agente de confiança do computador.
Como é que eu me tornei um Agente Atirador? Você acusou um amigo de traição. Ele foi executado pelo crime de traição ao Computador, que o recompensou por sua lealdade.
O que é que faz um agente atirador? Seu dever é descobrir os traidores e executá-los. Em outras palavras, encontrar problemas... e, então atirar neles.
O que é um traidor?Um traidor é um ser humano vil e maligno que traiu seu amigo, o Computador, e que procura destruir o Computador, a humanidade, o Complexo Alfa e a vida como nós a conhecemos. Os traidores devem ser desmascarados e destruídos. Todos os mutantes são traidores. Eles são geneticamente imperfeitos, não tem lugar na utopia. Devem ser eliminados. Todos os membros de sociedades secretas são traidores. Eles pertencem a organizações não sancionadas pelo Computador. Conspiram contra o Computador e devem ser destruídos. Por falar nisso...você é um mutante, e um membro de uma sociedade secreta.
Eu sou um... mutante?
Claro... todos os Agentes Atiradores ficariam felizes em desmascará-lo como um traidor e executá-lo.Você trabalhará com muitos Agentes Atiradores. Todos eles tem armas poderosas.
Deixa eu ver se eu entendi. Eu sou traidor.A punição para atraição é punida com a morte. Meu emprego é caçar e matar traidores. Eu trabalho com pessoas que tem as mesmas ordens. Todas elas querem me matar.
Não é bem isso. Todas elas querem matar traidores. Eles não sabem que você é um traidor e Comuna...ainda.
E se elas descobrirem que eu sou um mutante, elas me matarão?
Elas tentarão.É claro que se você provar que elas são culpadas de traição antes, elas serão executadas, e você sobreviverá. Acusações de traição falsas também são traição.
Então eu quero provar que elas são traidoras antes que elas provem que eu sou um traidor.Senão...eu morro.
Exatamente.Cuidado! Existem traidores por toda parte! Falando nisso: traidores mortos não podem testemunhar sua própria inocência-ou testemunhar contra você. É melhor atirar antes e fazer perguntas depois.
Você tem certeza de que isso vai ser divertido?
Claro que vai ser divertido,cidadão. O Computador é que disse. O Computador é seu amigo.Como você pode duvidar do Computador?Duvidar do Computador é traição.
Não, é claro que não. Se o Computador disse que será divertido,então com certeza vai ser divertido. Somente um Traidor Comuna Mutante pensaria de outra forma.
Excelente cidadão. Você está começando a pegar o jeito. Você acaba de ser promovido ao nível de segurança vermelho.
BEM VINDO À PARANÓIA.