'Terra em trânsito'

Ei, amigo, cuidado que alguém pode bater no seu carro pois sua seta não está funcionando! Ei garoto, cuidado que alguém pode bater na sua cara pois sua educação não está funcionando!

Antes tinha conversas bestas em beira de sarjeta de bar, de piano de trecos tocado em canto de bar de sarjeta, lembranças do bondinho que arranha os trilhos ladrilho e desce com a chuva as ladeiras sem trazer favela abaixo. Telhas trovas e conversas secas. Você se lembra como se fazia uma gaita usando um pente de osso, branco encardido, e uma embalagem plástica de cigarro? Ontem eu ainda pensei nisto e fiz um sambinha rápido numa caixinha de fósforo. Fiat lux. Quanto custa uma caixa de fósforo? Antigamente se pedissem 1 real, pagaríamos. Se pedissem 50 centavos, pagaríamos. Vinte centavos, 30 quarenta centavos. Cem avos de centavos. Não sabíamos quanto custava e hoje nem sabemos o que é. Dizem em fim do mundo, quem vai pagar a conta antes de apagar a luz, no fundo, em depressão, recessão e trabalho estressante. Eu quero uma Baré. E aonde cabe eu no meio de tudo isso. Que pena que temos tanta coisa para pensarmos, assim esquecemos que temos que comer. Dois ovos fresco, duas colheres de sobremesa de manteiga, uma xícara de chá de farinha de trigo especial, uma colher de café de açúcar e uma pitadinha de essência de baunilha. Vou levar meu guarda chuva pois hoje pode chover. Flor roubada em jardim vizinha é melhor que olhar calcinha aparecendo da menina sentada. Quindim. Sorvete de Flocos com Coca-Cola em tarde de Domingo. O cuco do relógio da casa da minha vó é tão velho mas nunca nunca deixa de berregar. Será que se eu apertar este botão este semáforo realmente vai virar vermelho para eu passar. Mas, no meio de tanta turbulência nunca existe faixa de segurança e nem indicação de saída.

Fernando Cereja, rua Xavier de Toledo, 172 Santo André/SP CEP 09010-130.

voltar para o menu