IRC - Nickserv |
| O que � IRC ? | Chanserv | Nickserv | Memoserv | Comandos | Scripts |
NickServ permite que voc� "registre" seu nickname e evita que outras pessoas o
utilizem. se o nick n�o for usado por mais de 30 dias, o registro ser� cancelado. Os
seguintes comandos permitem o registro e a manuten��o dos nicknames;
para utiliz�-los, digite /msg NickServ <comando>. |
| |
| Como registro meu nick? |
/msg nickserv register senha Exemplo: /msg nickserv register topsecret Registra seu nickname no Banco de Dados do NickServ. Uma vez que seu nick est� registrado, voc� pode usar os comandos SET e ACCESS para configurar as op��es do seu nick como voc� preferir depois. Certifique-se de lembrar sua senha durante o registro, voc� precisar� dela para fazer altera��es no seu nick futuramente. (Lembre-se que mai�sculas diferem! TOPsecret,TOPSECRET, e topsecret s�o senhas diferentes!) Sugest�es ao escolher sua senha: As senhas n�o devem ser de f�cil adivinha��o. Por exemplo, usar seu nome real como senha � uma p�ssima id�ia. Utilizar seu nickname como senha � uma id�ia muito pior e, de fato, o NickServ n�o permitir� isso. Da mesma maneira, senhas curtas s�o vulner�veis a testes de erro-e-acerto, ent�o voc� deve escolher uma senha com pelo menos 5 caracteres. Finalmente, caracter "ESPA�O" n�o pode ser usado em senhas. |
| |
| Como eu me identifico no nickserv? |
/msg nickserv identify senha Exemplo /msg nickserv identify topsecret Diz ao NickServ que voc� realmente � o dono deste nick. Muito comandos exigem que voc� se identifique com este comando antes de voc� usa-los. A senha deve ser a mesma que voc� enviou com o comando REGISTER. |
| |
| Como modifico a lista de acesso do meu nick? |
/msg nickserv ACCESS ADD m�scara /msg nickserv ACCESS DEL m�scara /msg nickserv ACCESS LIST Modifica ou mostra a lista de acesso ao
seu nick. Esta � a lista de endere�os a qual ser� automaticamente reconhecida pelo
NickServ como as permitidas a usarem seu nick. Se voc� quer usar o nick de um endere�o
diferente, voc� deve mandar o comando IDENTIFY para fazer o Nickserv reconhecer voc�. Permite o acesso ao usu�rio
cleidson de qualquer m�quina no dom�nio correionet.com.br. |
| |
| Como eu modifico a senha do meu nick? |
/msg nickserv set password senha_nova Exemplo /msg nickserv set password segurar |
| |
| Como ligo ou desligo a prote��o de kill do meu nick? |
/msg nickserv set kill on ou /msg nickserv set kill off Aciona a op��o de prote��o autom�tica de kill para seu nick on(liga) ou off(desliga). Com a prote��o de kill ligada, se outro usu�rio tentar tomar seu nick, lhe ser� dado 1 minuto para mudar para outro nick, depois do qual ele ser� for�osamente removido do servidor de IRC pelo NickServ. |
| |
| Como ligo ou desligo a op��o de secure do meu nick? |
/msg nickserv set secure on ou /msg nickserv set secure off Aciona os dispositivos de seguran�a do NickServ em on(liga) ou off(desliga) para seu nick. Com o SECURE acionado, voc� deve entrar com sua senha antes de ser reconhecido como usu�rio do nick, independentemente do fato do seu endere�o constar na lista de acesso. Entretanto, se voc� est� na lista de acesso, o NickServ n�o ir� dar auto-kill em voc� de acordo com os ajustes da op��o de KILL. |
| |
| Como cancelo o registro do meu nick? |
Exclui seu nickname do Banco de dados do NickServ. Um nick que tenha sido derrubado � livre para que qualquer um possa re-registr�-lo. Para que voc� possa usar este comando, voc� deve primeiro se identificar com sua senha. |
| |
| Como eu recupero meu nick? |
/msg nickserv RECOVER nickname senha Exemplo: /msg nickserv RECOVER RickRock topsecret Permite que voc� recupere seu nickname se algu�m o tiver tomado; Isso faz o mesmo que o NickServ faz automaticamente se algu�m "rouba" um nick protegido por kill. Quando voc� usa este comando, o NickServ trar� um falso usu�rio online com o mesmo nickname de quem voc� est� tentando recuperar. Isto causar� uma desconec��o do IRC server ao outro usu�rio. O falso usu�rio do NickServ ficar� ainda online por 1 minuto para assegurar que o outro usu�rio n�o reconecte imediatamente; depois deste minuto, voc� pode reivindicar seu nick. Alternativamente, use o comando RELEASE (/msg NickServ HELP RELEASE) para retomar seu nick mais rapidamente. Para usar o comando RECOVER para um nick, seu endere�o corrente mostrado em /WHOIS deve estar na lista de acesso do nick. |
| |
| Como eu removo a espera do meu nick? |
/msg nickserv RELEASE nickname senha Exemplo: /msg nickserv RELEASE RickRock topsecret Instrui o NickServ a remover qualquer espera no seu nickname causado pelo kill autom�tico de prote��o ou o uso do comando RECOVER. Por padr�o, essas esperas duram 1 minuto; Este comando elimina a espera de modo mais r�pido. Para usar o comando RELEASE para um nick, seu endere�o corrente mostrado em /WHOIS deve estar na lista de acesso do nick. |