CABOCLAS |
|
Cabocla Guaracyra Tupã é o meu rei Oxóssi é rei também Sou filha de Jurema e de Tupy> Sou filha de Tupã> Cabocla Guaracyra> bis
Cabocla Jurema No centro da mata virgem Uma linda cabocla eu vi Com seu saiote, feito de penas É a Jurema, filha de Tupi Jurema, Jurema, Jurema Linda cabocla filha de Tupi Ela vem lá do Juremá Vem firmar seu ponto nesta congá
Outros:
Jurema, Jurema cabocla ela é Trabalha com flechas pros filhos de fé Oxóssi, bambaruê Jurema, bambaruá Os filhos de Jurema neste congá Com a Jurema vêm trabalhar
Oh Juremê, oh Juremá Suas folhas caíram serenas, oh Jurema Dentro deste congá Salve o sol e salve a lua Salve São Sebastião Salve São Jorge guerreiro Que nos deu a proteção, oh Jurema
Oxalá chamou, e já mandou buscar As caboclas da Jurema, no seu Juremá Pai Oxalá! Pai Oxalá, é o rei do mundo inteiro Já deu ordens à Jurema Mandar seus capangueiros Mandai, mandai, Minha Cabocla Jurema Os seus guerreiros Esta é a ordem suprema
Arreiam os capangueiros Os capangueiros de Jurema > bis Na mata quem manda É a Cabocla arriando Arreiam os capangueiros Os capangueiros de Jurema
Lá nos campos de Jurema> Ouvi tambores tocar> bis E na mata iluminada> Os passarinhos a cantar> bis Não sei se era noite Não sei se era dia Só sei que na Jurema era tudo alegria
Brilhou um clarão no céu Ai, ai, ai meu Deus, o que será? Onde estarão as caboclas da Jurema> Que até agora não apareceram> bis
É o rei da mata virgem> Dá licença que eu venho saravar> bis Cabocla Jurema e os seus caboclos Da mata virgem na fé de Oxalá Jurema é o seu filho > Quem lhe chama, Jurema > Salve o povo da Umbanda > bis
Onde está a Jurema? A Jurema onde está? Está procurando os capangueiros Que ainda estão no Juremá Quem mandou chamar Em nome do Pai Oxalá Foi seu Oxóssi o caçador Que já baixou no seu congá Salve todo o povo da Jurema Salve a sua luz, seu jacutá Levando todos os males de seu filhos Deixando paz e amor Na fé de Oxalá |
Chegou Jurema> No terreiro ela baixou > bis A Cabocla vem sorrindo > Demonstrando o seu amor > bis A Cabocla Jurema está > Protegendo esse congá >bis.. Ela veio de aruanda > Pro terreiro saravar > bis
Lá naquela floresta> Tem uma pele morena > bis Quando a lua clareia > Pra saravar todo povo da Jurema >bis Jurema de Juremá > Jurema de Juremá > bis É uma cabocla de pena Vamos todos saravar Ai, quiô, quiô, quiá, quiá > bis
Cabocla quando desce Não vem sozinha Ela traz sua falange Pra firmar a sua gira Gira ê, ê > Gira ê, a > Salve a falange > Da Cabocla (dar o nome) > bis
Cabocla Jandira Quem quiser viver sobre a terra Quem quiser viver sobre o mar Chama a Cabocla Jandira Chama as sereias do mar Aruê ruê, aruê ruá Aruê Jandira
Cabocla do Mar Letra e Musíca: Bitty
Quando as águas do rio Encontrarem as ondas do mar Eu farei um pedido Pra cabocla na areia firmar A lua no céu clareou Os filhos de Iemanjá Salve a Mãe Sereia > Saravá a Cabocla do Mar>bis
Cabocla Iracema Iracema cabocla guerreira Dona do seu ariri Do centro da mata virgem Comanda a tribo Tupi Seu grito ecoou na mata Sua flecha zuniu no ar Iracema cabocla morena Dona do seu ariri
Cabocla Sete Flecheira Sou cabocla de Oxóssi Caboclinha guerreira Sou Sete Flecheira Eu venho lá da mata Com meu arco e flecha Com ordem de Oxalá Vem trabalhar, cabocla flecheira> Vem trabalhar, cabocla guerreira> Vem trabalhar neste congá>bis
Cabocla Jussara Cabocla Jussara Cabocla ela é Ela vem com sua flecha Salvar filhos de fé Vem lá de Aruanda Na Umbanda trabalhar É a Cabocla Jussara Que acaba de chegar
Cabocla Jupira Jupira é uma cabocla tão linda Quando vem da mata Ela vem sorrindo Saravá pemba, saravá nosso congá Saravá mamãe Oxum e também pai Oxalá |