CABOCLOS |
|
Caboclo Junco Verde Vem Junco Verde Vem trabalhar Das terras de Jurema Seus filhos vem salvar Salve o Sol Salve a Lua Salve Oxóssi também Salve o Caboclo, índio guerreiro> Salve Junco Verde que está no terreiro >bis
Outro:
Estava na mata caçando Quando ouvi Oxóssi bradar Seu brado me dizia Que Junco Verde vinha trabalhar A estrela de Oxalá ilumina Iluminando Junco Verde no congá
Saudação ao Caboclo Junco Verde Tisore-rê, ô rê rê, ô rá rá > bis Filhos de Umbanda Quando vêm pra trabalhar Vêm trazendo a sua gente Para todo o mal levar E ora, vamos saravar filhos de Umbanda> bis Saravá ele como chefe do terreiro >bis Saravá ele com todos seus companheiros
Caboclo da Cachoeira Meu Pai Xangô é rei lá na pedreira Também é rei, Caboclo da Cachoeira A sua aldeia tem os seu caboclos A sua mata tem a cachoeira No seu saiote tem penas douradas > Seu capacete brilha na alvorada > bis
Caboclo Folha Verde Como é tão lindo Assistir festa na mata Ouvir o som da cascata E o lindo canto do sabiá Que noite linda Bela noite de luar Foi no clarão da lua Que eu vi, Folha Verde chegar A mata está em festa Toda coberta de flor Até os passarinhos cantam, meu caboclo Eles cantam em seu louvor Ô, ô, ô, ô, quanta beleza Ô, ô, ô, ô, belo esplendor Como é bom ter a certeza Que seu Folha Verde é meu protetor
Outro:
Seu Folha Verde vem descendo a serra Seu Folha Verde vem do Juremá Seu Folha Verde vem com seu capacete Na Aruanda Oi, pisa na Umbanda ê ê
Caboclo Sete Flechas Eh, rê rê > bis Eh rê, rê, rê, rê, rê, rê, rá > bis Caboclo Sete Flechas no congá Saravá seu Sete Flechas Ele é o rei da mata Com seu bodoque atira a paranga A sua flecha mata
Outro:
Curimbembê, curimbembá> Sete Flechas é grande Orixá > bis Com sete dias de nascido A Jurema encontrou Deitado na folha seca O caboclo ela criou Curimbembê, curimbembá > Sete Flechas é grande Orixá > bis Nasceu na mata de Oxóssi Na aldeia da Juremá O caboclo Sete Flechas Iluminado por Oxalá
Caboclo Flecha Dourada Letra: Entidade. Música: João Costa
Caboclo vai> Caboclo vem>bis Caboclo Flecha Dourada é quem vem Mas ele é o Caboclo da mata> É Flecha Dourada que vem > bis
Caboclo da Areia Branca Letra: Entidade Música: Bitty
Oxum ,quando canta na beira do rio> Faz um peixe ciscar na areia > bis É o Caboclo da Areia Branca > Que traz o ouro para minha senhora > bis Aiê-iê-ô Oxum, quando canta na beira do rio > Faz um peixe ciscar na areia > bis A aruanda já está em festa > Seu Areia Branca ilumina a terra > bis Aiê-iê-o
Caboclo Pena Branca Saravá seu Pena Branca Saravá seu Abacé Traz na frente o seu bodoque Pra defender filho de fé Ele vem de aruanda Trabalhar neste congá Saravá seu Pena Branca Um guerreiro de Oxalá Sua flecha vai certeira Vai pegar no feiticeiro Que fez juras de mandingas Para os filhos do terreiro Pega o arco Atira a flecha Que este bicho é corredor Mas deve ser castigado Ele é merecedor
Outro:
Ele é o rei, o rei do Panaiá Ele é o rei, o rei do Panaiá Ele é Oxóssi Pena Branca Panaiá Vencedor de pemba De mãe Jurema
Caboclo Tupinambá Estava na beira do rio > Sem poder atravessar > Chamei pelo caboclo, > Caboclo Tupinambá > bis Tupinambá, chamei > Chamei, tornei a chamar, ê a > bis
Outros:
No centro da mata virgem> Ouvi uma coral piar > bis Ela piava por detrás da pedra > Enrolada no bodoque de Tupinambá > bis
Tupinambá é ganga na macaia Tupinambá ê ê, Tupinambá Tupinambá guerreiro de Oxóssi Tupinambá ê ê, Tupinambá Tupinambá vem defender seus filhos Tupinambá ê ê, Tupinambá Só não apanha as folhas da Jurema > Sem ordem suprema do Pai Oxalá > bis Piava, piava de arrepiar Era uma enorme jibóia Enrolada no bodoque De Tupinambá
Caboclo Cobra Coral Cobra Coral é caboclo Cobra Coral é caboclo Trabalha lá na mata Junto com Arranca Toco
Caboclo Guaracy Salve a falange do caboclo Guaracy Deus do céu permita que Ele chegue até aqui Salve Tupã, Itatiaia e Poty Salve Blasô e viva Guaracy Salve o sol, salve as estrelas e o cruzeiro Salve Guaracy que chegou neste terreiro
Caboclo da Lua e do Sol Caboclo da Lua Caboclo do Sol São irmãos gêmeos Como Cosme e Damião Povo de Umbanda, manda mas não vai Filhos de Umbanda, tomba mas não cai
Caboclo Guará Quando a lua dormiu O sol raiando a esperança surgiu Eu caminhei > Pra mata que meu Pai é rei > bis Sol no céu passeando, Eu na mata a caminhar Folhas verdes sombreando, Não deixando o sol passar Sombras que vão se formando, Pelas terras de Guará Pelas matas vão guiando, Esse filho de Oxalá Eu vou lá > Pra ver o meu caboclo Guará > bis De repente o sol dormiu Toda mata escureceu Com a lua que surgiu Seu Guará apareceu Em suave Ave Maria Que no céu o anjo cantou Seu Guará de lá descia Com a noite que chegou Eu chorei > Quando seu Guará me abençoou > bis
Caboclo Roxo Caboclo Roxo, da pele morena É o Senhor Oxóssi Caçador lá da Jurema Ele jurou e tornou a jurar Pelos conselhos que a Jurema Vai lhe dar
Caboclo Águia Branca Um grito na mata ecoou > Foi seu Águia Branca que chegou > bis Com sua flecha Com seu cocar Seu Águia Branca Vem nos ajudar>bis
Caboclo Rompe Mato Auê, Rompe Mato Auê, Rompe Mato Rompe Mato punha mato Pra fazer seu jacutá Rompe Mato é caboclo brasileiro Rompe Mato é chefe de terreiro
Caboclo Sete Pedreiras Por detrás daquela serra> Tem uma linda cachoeira>bis É de meu Pai Xangô > É de Xangô Sete Pedreiras >bis Por detrás daquela serra> Tem uma linda cachoeira> É de meu Pai Xangó> Que arrebentou sete pedreiras>bis Foi água nascendo na fonte Espinho na flor Do seu medo escondido Nasceu a coragem de ser vencedor Punhal na mão No peito um escudo mais fiel De quem na terra concebeu o céu São Sete Pedreiras que ele aprendeu a quebrar Na faísca da fúria No raio da chuva A luz do luar Lavou o corpo com o vinho amargo do suor E fez do próprio bem De todos males talvez o menor
Caboclo Juruá Ai se não fossem as folhas da Jurema Lá na mata O que seria do Caboclo Juruá E a Jurema, a Jurema, a Jurema E a Jurema do Caboclo Juruá
|
Caboclo Serra Negra No alto da serra Capitão da serra Na serra negra onde caboclo mora No alto da serra, capitão da serra A sua seta é uma jibóia Estava no alto da serra Grande jibóia que por mim passou Trazia um grande diadema> Dizendo que era> O rei dos caçadores> bis Seu Serra Negra Vem chegando de aruanda Trazendo pemba Pra salvar filhos de Umbanda Ele é guerreiro, é flecheiro, atirador> Na sua mata, Serra Negra é caçador>bis Na sua serra, Serra Negra é de Xangô>bis
Caboclo Sete Matas Ele já vem Ele já vai chegar Na fé de Oxalá Ele vem trabalhar Já chegou seu Sete Matas>bis Com seu arco e sua flecha Com licença de Oxalá Ele vem trabalhar
Caboclo Quebra-Pedra Letra e música: entidade
Cheguei, sou Quebra-Pedra > Sou caboclo de Xangô > Tem vez que estou aqui > Tem vez que não estou > bis Só venho quando pedem A justiça de Xangô Kaô, kaô, kaô > Sou Quebra-Pedra> Sou guerreiro de Xangô > bis
Caboclo Ubirajara Corto língua, corto mironga Corto língua de falador Quando chego não há embaraço Chegou Ubirajara do Peito de Aço> bis
Outros:
Ai que penacho é aquele É um penacho de arara Ai quando rompe a mata virgem> É o caboclo Ubirajara> bis Ubirajara é caboclo, é flecheiro Ubirajara veio no terreiro Ele veio de aruanda Veio pra vencer demanda
Caboclo Flecheiro Ele é caboclo ele é flecheiro Bumba na calunga É matador de feiticeiro Bumba na calunga Ele vem firmar seu ponto Bumba na calunga Firma aqui neste terreiro Bumba na calunga
Outro:
Ele vem de tão longe > Cansado de caminhar > Salve o caboclo Flecheiro > Que vem saravar seu congá > bis Pra chegar neste terreiro > Ele cortou tanto cipó > Atravessou a mata virgem > Veio na fé do Pai Maior > bis
Caboclo Jupiara Letra: Lorena Bittencourt Eu vi no céu uma estrela que brilhou Foi o caboclo Jupiara que chegou A sua lança é da nação O seu bodoque a união A mata sua morada Ele brilha na estrada Vem trazendo amor Ele é caboclo Jupiara Trazendo força e bondade Ele é caboclo de Oxóssi Ele é caboclo guerreiro No seu peito traz a paz Traz esperança e caridade
Caboclo de Oxóssi Letra: entidade Caboclo Junco Verde Música: João Eduardo G. Costa
OhOh OhOh. oh oh..OhOhOhOh ohoh Oxossi gritou Ogum ouviu Um guerreiro mandou O filho da lei>bis Ogum ou Oxóssi Oxóssi ou Ogum De um lado a espada O bodoque na mão Caboclo de Oxóssi A flecha atirou Oxalá atendeu E a flecha guiou...
Caboclo da Areia Letra: Caboclo Junco Verde Música: Bitty
Na beira do rio verde > Eu vi um caboclo na areia > bis Pegando peixe miúdo > Pra levar pra sua aldeia > bis Caboclo pega o anzol Em noite linda e clara Pra pescar no rio verde > Por ordem de Mãe Iara > bis
Caboclo Rio Pequeno Letra e música: Ivo
Beira Rio, meu Caboclo Rio Pequeno Vem chegando no terreiro Lá das matas da aruanda Filho de Ogum Tem a força de Oxum É caboclo quimbandeiro Que vem trabalhar na Umbanda Filho de Ogum Tem a força de Oxum Ele quebra feiticeiro É vencedor de demanda
Caboclo do Rio Letra: Caboclo Junco Verde Música: João Costa
O Rio vem descendo O Caboclo vem junto No tronco da Jurema O Caboclo vem gritando Oxóssi é meu Pai Demanda eu venço Sou o Caboclo do Rio Aiê-iê-ô O Rio vem descendo O Caboclo vem junto No tronco da Jurema O Caboclo vem gritando Okê Odê...
Caboclo Tabajara Letra: Caboclo Junco Verde Música: João Costa e Bitty
Soou o tambor na mata Seu Tabajara bradou Okê Okê ...Odê >bis O bodoque firmou A flecha atirou Foi Seu Oxóssi quem abençoou Okê Okê Odê>bis
Outro:
Jirundidaiba de Catenguá Jurundidaiba já vai girar Seu Caboclo Tabajara Já chegou pra trabalhar
Caboclo Aymoré A água com areia não pode demandar > A água vai embora > Areia fica no lugar > bis Zum, zum, zum, zum Chegou o Aymoré Caboclo flecheiro Pra salvar os filhos de fé
Caboclo Sete Estrelas Letra: Afonso
Sete Estrelas é caboclo no céu Sete Estrelas é caboclo na terra Veio brilhando Na banda veio saravá Todo mal veio cortar Caboclo vem da mata Da mata traz seu poder Arreia caboclo, arreia Arreia que eu quero ver
Caboclo Ventania Ogam segura o toque Com seus e a Virgem Maria Oxalá é meu Pai Saravá seu Ventania
Caboclo Arruda Fui buscar no meu congá Que eu deixei lá na aruanda Aqui está o Caboclo Arruda Pra vencer esta demanda A falange do Arruda é de força é de ação Da Virgem N. Senhora Eles têm a proteção
Caboclo Pena Verde Caboclo Pena Verde É minha luz, é o meu guia É de Oxóssi Filho da Virgem Maria A sua luz ilumina o escuro Todos seus filhos No terreiro Estão seguros
Caboclo Jupira Oh, lá no alto da serra Sua cobra piou Foi no alto da serra Onde Jupira passou Cobra que pia Cobra que chora É no alto da serra Onde Jupira mora
Caboclo Urubatã Chegou de dia seu Urubatã Que veio seus filhos saudar Arrebenta corrente de ferro e de aço Estoura corrente de bronze A lua vai saindo E o sol já vai sumindo Ele veio saudar a estrela guia Trazendo no manto sagrado O nome da Virgem Maria
Caboclo Pele Vermelha Noriguá Mato kiamba ê> Mato kiambá> Mato kiamba ê, Noriguá> Mato kiambá>bis É caboclo de pele vermelha Que veio da aldeia do Canadá Seu Noriguá é um cacique herói Que veio da mata para nos salvar Noriguá ê, aiê Noriguá>bis
Caboclo Maia Dendê Estava pescando na beira da praia Eu vi meu pai lá na Marambaia Ele cantava na sua Urucaia Maia Dendê, caboclo Maia Dendê Maia Dendê, caboclo Maia Caboclo apanha dendê Dentro da sua macaia Caboclo firma seu ponto Maia Dendê, caboclo Maia Dendê Maia Dendê, caboclo Maia
|