EXU (Festa de Exu - Agosto) |
|
Ritual de Abertura da Quimbanda
Virada P/ Quimbanda
Com licença da Umbanda Pra quimbanda eu vou virar Vou chamar todos os Exus Para todo mal levar Oi, dá licença ê Oi, dá licença a Oi dá licença ê Pra fechar nosso congá Desci, desci, a Umbanda me chamou Na minha banda sou maior Oxalá ainda é maior.
Sr. Omolú (São Roque e São Lázaro- Dia 16/08)
Meu Pai Oxalá, é o rei > Venha me valer > bis O Velho Omolú, Atotô Abaluaê > bis Atotô Abaluaê, Atotô Babá Atotô Abaluaê, Atotô é Orixá
Outro:
Há quanto tempo eu andava te procurando>bis Abaluaê Atotô>bis
Outro:
Ê ê, saravá, saravá O rei Omolú vai chegar Ele é o rei Ele é o rei É o rei da Quimbanda É o Maioral
Nanã Buruque (Sant’Ana- Dia 26/07) São flores Nanã, são flores São flores Nanã Buruque São flores Nanã, são flores Do seu filho Abaluaê Nas horas de agonia É ele que vem nos valer É ele Nanã, é meu pai É o seu filho Abaluaê
Outro:
Atraca, atraca> Quem vem na onda é Nanã>bis É Nana, é Oxum , é a Rainha do Mar > Êa >bis
Exu Tranca Ruas das Almas
Saudação Quando o galo canta As almas se levantam E o mar recua É quando os anjos do céu dizem amém E o pobre do lavrador diz aleluia Diz aleluia, diz aleluia Seu Tranca Ruas diz aleluia Diz aleluia, diz aleluia Seu Tranca Ruas diz aleluia
Ponto de Descida Quem é que desceu do reino Quem é? Quem é que desceu do reino Quem é? Ele é Tranca Ruas das Almas Ele é Ele é Tranca Ruas das Almas Ele é
Trabalho com a Capa
Chegou na cangira de Umbanda > Seu Tranca Ruas> bis Quem está de ronda é meu pai > bis Seu Tranca Ruas Me cubra com sua capa Quem tem sua capa escapa > bis A sua capa é um manto de caridade Sua capa cobre tudo Só não cobre a falsidade
Ponto de Trabalho Letra e música: Sr. Tranca Ruas das Almas, João Costa, Bitty e Fernando C.
Poder, poder Tranca Ruas é quem traz Poder, poder Tranca Ruas é quem traz Cuidado com o que diz> Tranca Ruas está por trás>bis Cuidado com o que faz> Tranca Ruas está por trás>bis
Firmeza
Seu Tranca Ruas, me abre o meu caminho Que foi fechado pelo povo pequenino Saravá o sol Saravá a lua Saravá a rua Saravá Seu Tranca Ruas
Sr. Zé Pilintra
Venha cá Seu Zé Venha me valer Sem a sua ajuda Eu não posso viver O seu Zé auê O seu Zé auá Ele já vem aqui Mas esquece de voltar
Outros:
Oi Zé, quando vem lá de Alagoas > Toma cuidado com o balanço da canoa >bis Oi Zé, faça tudo o que quiser > Só não maltrate o coração dessa mulher >bis
Tava sentado no muro fumando um bagulho O camburão chegou Ai as crianças gritaram Corre Zé Pilintra A polícia chegou Deu pancadaria, deu confusão Saí correndo, Deixei meu bagulho no chão
De terno branco, seu punhal de aço puro O seu ponto é seguro Quando vem pra trabalhar Segura o nego, que esse nego é Zé Pilintra Na descida do morro ele vem trabalhar
Valei-me Senhora Aparecida Porque tu és a grande padroeira Valei-me Senhora do Amparo Estrela guia e o meu povo da Bahia Valei-me Senhor do Bonfim E os baianos deste padroeiro Valei-me Orixá formoso> Que gira, gira nesse terreiro>bis Quem vem na frente é Seu Zé Pilintra Com seu chapéu de lado Seu lenço encarnado Vem saudar filhos de Nazareno> Pra dar mais força nesse terreiro>bis
Subida do Sr. Zé Pilintra
Seu Zé feche a porteira Cancelas e tronqueiras Não deixe o mal entrar Olha o galo já cantou na Aruanda Farofa na fundanga quero ver queimar
Exu Morcego O céu escureceu> Exu bateu asas na calunga>bis Voou, voou Exu Morcego já chegou
Outro:
Estava amanhecendo Vi um morcego no ar Pedi a proteção De nosso pai Oxalá
Exu Tranca Ruas da Encruzilhada O sino da igrejinha > Faz belem, blem, blom > bis Deu meia-noite O galo já cantou Seu Tranca Ruas Que é dono da gira Que corre gira Que Ogum mandou
Outro:
Itália, Itália, Bara Laroie> bis Bara na Itália, seu moço> Bara Laroie> bis Mas ele é o capitão da encruzilhada, ele é Ele é ordenança de Ogum Sua divisa quem deu foi Oxalá Sua coroa quem deu foi Omolú Oi salve o sol Salve as estrelas Salve a lua Saravá Seu Tranca Ruas Que é o dono da gira No meio da rua Ele é amor e paz Ele é amor e paz Saravá Seu Tranca Ruas Que é o dono da gira No meio da rua
Exu Caveirinha Letra e música: Ivo
Exu Caveirinha Venha trabalhar Levanta dessa tumba Faz pedra rolar Na mão esquerda a foice Na cinta o punhal Não sai da linha mano Pra não se dar mal
Outro:
Catacumba tremeu A cruz caiu Caveirinha saiu para passear Ele pediu conhaque Lhe deram pinga Ele pediu punhal Para cortar mandinga
Exu João Caveira João Caveira vem> Vem me ajudar> bis Mironga é boa Só pra quem sabe girar Eu corro o céu Eu corro a terra Eu corro o mar Também corro a encruzilhada Para todo o mal levar
Outros:
Portão de ferro Cadeado de madeira Quem manda no cemitério É João Caveira
Abram alas que aí vem Seu João > Com sua caveira na mão > bis Ele vem da calunga Ele vem no congá Mas ele vem pra ver seus filhos que o amam Mas ele vem pra trabalhar
Exu Tata Caveira Portão de ferro> Cadeado de madeira> bis Quem é que está na gira> É Tata Caveira> bis
Exu Tiriri Exu Tiriri de Umbanda Dono da encruzilhada Risca o ponto, presta contas Ao romper da madrugada O mal que aqui entrou Ele entrou e vai sair Pegou ele pelo rabo E entregou pro Tiriri
Exu Vira Mundo Cadê Vira Mundo, oi pemba > Está no terreiro, oi pemba Com seu cambone, oi pemba Gato preto na madrugada Galinha preta na encruzilhada Azeite de dendê, farofa amarela Nego fez numa panela
Exu Gira Mundo Eu quero ver correr> Eu quero ver balancear> bis Chegou seu Gira Mundo> Na Quimbanda vai girar> bis
Exu do Congo O pinto piou na calunga O galo cantou lá na Angola Seu Congo que vem de Carangola Trazendo miçangas na sua sacola Botando o inimigo da porta pra fora> bis
Exu Marabô É de Marabô, Marabô de sinhá É de Marabô, Marabô de sinhá Pra poder chamar Exu Exu é de querer, querer > bis
Outro:
Exu Marabô Letra e música: Ivo
Ele é Marabô, Exu Marabô Exu Marabô Na quimbanda ele é Doutor Quando esteve aqui na terra Muitas ele aprontou Enganava, trapaceava A muitos prejudicou Ele é Marabô, Exu Marabô Exu Marabô Na quimbanda ele é Doutor Mas ele foi castigado Depois que desencarnou Pras trevas foi mandado Pagar o mal que aqui causou Ele é Marabô, Exu Marabô Exu Marabô Na quimbanda ele é Doutor Das trevas foi resgatado A Quimbanda ele aceitou E hoje paga os seus pecados Servindo a Nosso Senhor Ele é Marabô, Exu Marabô Exu Marabô Na quimbanda ele é Doutor
Exu Gira Fogo Letra: Lorena Bittencourt Girou lá na encruza Girou e vai cruzar Girou Seu Gira Fogo Na quimbanda vai girar Gira raio gira lua Gira fogo na encruza Gira nessa alegria Girou e vem girar>bis
Exu Sete da Lira Letra da entidade Música: Leo, Beco, Bitty, D.Ieda, Gustavo
Sou Exu, trabalho no canto Quando canto desmancho quebranto Sete cordas tem minha viola Vou na gira De lenço e cartola Viola é tridente > Cigarro é charuto Bebida é marafo Sou Sete da Lira Derrubo inimigo Ponteiro de Aço. > bis.
Exu Campina Campineiro ê, rere, campineiro á>bis Saravá Exu Campina, laroie, é mojibá>bis Ena, ena, é mojibá, ê, é mojibá |
Exu Pinga Fogo Não bata na pedra> Que dela sai fogo> bis Quem é que está na gira> É seu Pinga Fogo> bis
Exu da Meia Noite Exu da Meia Noite Exu da encruzilhada Salve o povo da Quimbanda Sem Exu não se faz nada
Exu Pimenta Todo mundo quer Só a Umbanda é que agüenta Chega, chega no terreiro Chega, chega Exu Pimenta
Exu do Lodo Deu uma ventania, oi gangá No alto da serra Mas era Seu Exu do Lodo, oi gangá Que veio na terra
Exu Sete Encruzilhadas As curas do Seu Sete Encruzilhadas Têm uma beleza rara O Seu Sete começa Aonde a medicina para Mas ele cura mesmo? Cura sim senhor! Mas ele cura mesmo? Os filhos seus Me cura Seu Sete> Pelo amor de Deus> bis
Outro:
7+7+7 é 21> Chamando assim, ainda sou um>bis Com a proteção de Pai Oxalá Se me chamou tem que rezar Ajoelha, ajoelha pra esse congá Minha falange vai chegar Sou 7 Encruzilhadas Sou Exu sim Senhor Trabalho na Umbanda e Na Quimbanda sou Doutor Faço mandinga, mandinga de dar dó Se não pode comigo, então me deixe só 7+7+7 é 21> Chamando assim, ainda sou um>bis
Exu Veludo Comigo ninguém pode Mas eu posso com tudo Na minha encruzilhada Eu sou Exu Veludo Eu sou Exu Veludo E vim lá da Quimbanda Eu vim neste terreiro Pra salvar filhos de Umbanda
Outro:
Oi salve o sol> Oi salve a lua > bis Na encruzilhada Posso com tudo Porque eu sou Exu Veludo
Exu Arranca Toco Oh! Meu Senhor das Almas De mim não faça pouco Porque eu sou Exu Exu Arranca Toco
Exu Capa Preta Com faca de dois gumes> Não se deve brincar> bis Chegou seu Capa Preta> Que vem trabalhar> bis
Exu Lalu Lalu era um anjo do céu E do céu foi despejado Na tronqueira da calunga> Ele é Exu> Tem o seu ponto firmado> bis
Exu Cantagalo Letra e música: Ivo Deu meia-noite > O galo canta na calunga > bis Cantagalo está chamando Os filhos pra trabalhar Já chegou a hora grande Vamos todos saravar
Exu Gargalhada Quem pensa que o céu é perto Nas nuvens não vai chegar Exu Gargalhada está rindo Do tombo que vai levar Quem pensa que o céu é perto Nas nuvens não vai subir Exu Gargalhada está rindo Do tombo que vai cair Ri quá, quá, quá > bis Ai que linda risada que Exu vai dar>bis Oh que linda risada Ri, quá, quá
Exu do Fogo Valha-me meu Santo Antonio Quem se defende não é bobo Eu me valho com Exu Valho-me com Exu do Fogo
Exu Toniquinho Pedra rolou em cima da samambaia Pedra rolou em cima da samambaia Em cima do Toniquinho Balança mas não cai Seu Toniquinho no morro foi batuqueiro Seu Toniquinho no morro foi batuqueiro Batucava noite e dia Derrubando feiticeiro
Outro:
Deu uma ventania, oi ganga No alto da serra Mas era seu Toniquinho, oi ganga Que veio na terra
Exu das Sete Calungas Letra e música: Ivo Elegbará Bará laroiê Elegbará Bará laroiê Sou Exu das Sete Calungas Pra quem for do mal, tremer Não atravesse o meu caminho Se não quiser se perder Elegbará Bará laroiê Elegbará Bará laroiê Corri sete cemitérios Pro inimigo vencer Mas não deu nem sete dias Pus o bicho pra correr.
Exu Rei Estava curiando lá na encruza> Quando a Umbanda me chamou> bis Exu no terreiro é rei > Lá na encruza ela é doutor > bis Exu quebra a demanda > Exu é curador > bis
Exu Nanguê Balança a figueira, balança a figueira Balança a figueira, eu quero ver exu Nanguê Balança a figueira, balança a figueira Balança a figueira, eu quero ver exu Nanguê Cadê Exu Nanguê, que eu não vejo ele aí>bis
Exu Mangueira Viva as almas, viva a coroa e a fé Oi, viva Exu das Almas Que ele é seu Mangueira de fé Oi, viva as almas
Outro:
Exu ganhou garrafa de marafo E levou na capela pra benzer Se mangueira correu e gritou Na batina do padre tem dendê, tem Tem dendê, na batina do padre tem dendê>b
Tio Antonio Tio Antonio na Quimbanda é curador> bis É Preto Velho, é curador É Pai de mesa, é curador Coitado do Tio Antonio Preto Velho curador Foi parar na detenção Por não ter um defensor
Seu Zé Marmeleiro Zé Marmeleiro é uma beleza Eu nunca vi um neguinho assim Zé Marmeleiro é uma beleza Ele é madeira que não dá cupim
Saudação a Exu
Sua capa de veludo Quando veio deixou lá Quando dava a meia noite (nome do Exu...) ia buscar Ele é mojiba, ô > bis
É mojibá Seu Tranca Ruas é mojibá>bis Seu Tranca- Ruas na calunga É mojibá (dar nome de outros Exus)
Firmeza de Exu
Entrei no cemitério as onze horas do dia Exu se levantava E a catacumba tremia Din, din, don A catacumba tremia Exu se levantava E a catacumba tremia
Eu fui no mato, oi ganga Cortar cipó, oi ganga Eu vi um bicho, oi ganga Não era bicho, oi ganga Era um Exu, oi ganga De um olho só, oi ganga
Portão de ferro> Cadeado de madeira> bis Exu toma conta> Exu presta conta> Seu Exu, fecha nossa porteira> bis
Quem não é de fé > Não vai curiá comigo> bis Ê, ê, a tem mironga Ê, ê, a tem mironga Exu vai desmanchar
Santo Antonio pequenino Amansador de burro bravo Quem mexer com (nome de um Exu) Ta mexendo com o diabo Rodea, rodea > Rodea, meu Santo Antonio> Rodea> bis
A bananeira Que eu plantei A meia-noite E que deu cacho Na beira do caminho Eu quero ver Se este cabra é valente Se risca ponto contra feiticeiro
Só bota fogo Quem sabe botar Meu ponto é seguro Não pode falhar
Deu meia-noite> O galo canta> Catacumba racha> E o defunto geme> bis Agora que eu quero ver> Caldeirão sem fundo ferver> bis
Comigo ninguém pode E nem há de poder Minha banda é mais forte Que a banda de você Saravá Umbanda Saravá Quimbanda Saravá quem manda Saravá você
Mas não mexa comigo não Mas não mexa comigo não Que a porta do cemitério Será a tampa do seu caixão
Calunga, calunga Calunga aruê Meu povo é da Quimbanda Agora que eu quero ver
Quando vou ao cemitério Peço licença para entrar Bato com o pé esquerdo E começo a saravar Eu saravo Omolú, Omolú Seu João Caveira também E eu peço a proteção Para o povo do além
Tem morador> De certo tem morador>bis Na casa que o galo canta Seu Exu é morador Na casa que o galo canta De certo tem morador
Abre a porta da gira Deixa a gira girar São os filhos da Quimbanda Que aqui vêm pra trabalhar
Oh! salve Exu, salve o rei da encruzilhada> Que sem Exu, não se pode fazer nada > bis Tumba le-lê, tumba la-lá> Que sem Exu não se pode trabalhar>bis
Seu caboclo gira girando Ora vamos saravá o terreiro de Quimbanda Quem manda, gira calunga No terreiro de Quimbanda Tem barra funda
Sou Exu lá na encruza E vim aqui pra trabalhar Quem demanda com meus filhos Eu também sei demandar
Firmeza p/ Riscar Ponto
(nome do Exu)... vai firmar seu ponto > Aqui nesse terreiro > bis Deu meia-noite na lua > Deu meio-dia no sol > bis
Subida de Exu
Vai embora Exu Não tropeça no caminho Passa no quintal dos outros Mas não mexa com vizinho
Outro:
Cambone, camboninho meu, Meu cambone Olha que Exu vai ao ló Vai, vai, vai, meu cambone Ele vai numa gira só
Subida do Sr. Tranca Ruas
Ogum mandou , te coroou Fogo de palha pra Exu Ir embora Miz Angola Auê, caminho de Angola Que Exu vai embora |