IANSÃ (Santa Bárbara - 04/12 - quarta-feira) |
|
A Deusa dos Orixás (Romildo e Toninho) Iansã cadê Ogum?> Foi pro mar > Mas Iansã cadê Ogum> Foi pro mar> bis Iansã penteia Os seus cabelos macios Quando a luz da lua cheia Clareia as águas do rio Ogum sonhava com a filha de Nanã E pensava que as estrelas Eram os olhos de Iansã Mas Iansã, cadê Ogum? > Foi pro mar > bis Iansã cadê Ogum? > Foi pro mar > bis Na terra dos Orixás O amor se dividia Entre um Deus que era de paz E outro Deus que combatia Como a luta só termina Quando existe um vencedor Iansã virou rainha Da coroa de Xangô Mas Iansã...
Iansã tem um leque de penas Para abanar em dia de calor Iansã mora nas pedreiras > Eu quero ver meu Pai Xangô > bis
Ventou nas matas > Ventou nas pedreiras > Que vento forte nas cachoeiras > bis Não é Oxóssi, nem é Xangô > É Iansã com seu patakoto > bis Deusa dos ventos e do trovão > Oh minha mãe, quero sua proteção > bis |
Eram duas ventarolas Duas ventarolas Ventando pro mar Uma era Iansã, Eparrei! > A outra era Iemanjá, Odociá > bis
Vento oh! que ventania Vento oh! que ventania Iansã é nossa mãe > Iansã é nossa guia > bis Iansã menina É do cabelo louro Sua espada é de prata Sua coroa é de ouro
Ela é a senhora dos ventos Ela é a mais linda Orixá Ela veio acalmar a tormenta Quem mandou Foi meu pai Oxalá Iansã minha mãe Iansã Sua espada de ouro no céu brilhou Iansã minha mãe Iansã Obrigada senhora Porque a bonança chegou
Ela é matamba Ela é Oiá Ela é Iansã Deste jacutá Ela é matamba Do cabelo louro Senhora dos ventos Da espada de ouro
Subida de Iansã
O vento que te trouxe É quem te leva para o mar Auê, auê Auê mamãe Iansã |