OGUM (São Jorge - Dia 23/04) |
|
Saudação a Ogum
Ogun-nhê-ô Letra e música: Ivo Saravá São Jorge, ogum-nhê-ô > Saravá Ogum, ogum-nhê-ô > bis Ô-ô, ô-ô, ogum-nhê-ô > 4 vezes Salve Ogum Akuan,ogum-nhê-ô Salve Ogum Yara, ogum-nhê-ô Salve Ogum Naruê, ogum-nhê-ô E Seu Beira Mar, ogum-nhê-ô Ô-ô, ô-ô, ogum-nhê-ô > 4 vezes Salve Ogum de Lei, ogum-nhê-ô Salve Ogum Nagô, ogum-nhê-ô Salve Ogum Megê, ogum-nhê-ô E seu Matinata, ogum-nhê-ô Ô-ô, ô-ô, ogum-nhê-ô > 4 vezes
Pontos de Caboclos de Ogum
Caboclo Akuan Ogum chamou das matas Akuan pra trabalhar Sua lança e sua flecha São armas deste congá É vencedor de demanda Os seus filhos vem salvar É guerreiro, é valente Vamos todos saravar
Caboclo Sete Ponteiras do Mar O seu cavalo corre Sua espada reluz Sua bandeira cobre Todos os filhos de Jesus O seu cavalo corre Sua espada reluz Auê Ogum Iara > Aos pés da Santa Cruz > bis
Caboclo da Pantera Ninguém domina o bicho Ninguém domina a fera Porque ninguém pode Com o Caboclo da Pantera Caboclo não veio Nem com o risco do trovão Mas mandou seu Akuan Que é o seu guardião
Ogum Naruê Magia, magia que faz o meu corpo tremer Magia, magia que chega em silêncio Sem a gente ver É o Senhor Ogum É o rei da magia que vem nos socorrer É o Senhor Ogum Quem vence a magia é Ogum Naruê Ogunhê
Falange do Caboclo Akuan Sêo Akuan é um caboclo guerreiro (Homens)> Ele vem na falange de Ogum (Mulheres)>bis Ele olha por todos os seus filhos, Meu Pai(Homens)>bis Ele não esquece nenhum (Mulheres)> bis Ele gira com o sol e com a lua (Homens)> Ele gira com a terra e com o mar (Mulheres)> bis Ele vem com sua falange, meu Pai (Homens)> Pra firmar o seu jacutá (Mulheres)> bis.
Ogum Rompe Mato A sua mata é longe Uma estrela brilhou Mas os seus filhos de Umbanda Já lhe procurou Oi, já lhe procurou Oi, já lhe procurou Cadê sêo Rompe Mato de Umbanda Que até agora ainda não chegou Ainda não chegou Ainda não chegou Cade sêo Rompe Mato de Umbanda Que até agora ainda não chegou
Ogum Beira Mar Beira Mar, auê Beira Mar > bis Ogum já jurou bandeira Na porta do Humaitá Ogum já venceu demanda Vamos todos saravá
Outros:
A sua espada brilha no raiar do dia > Seu Beira Mar, é filho da Virgem Maria > bis Seu Beira Mar, beirando a areia Seu Beira Mar, é filho da Mamãe Sereia
Seu Ogum Beira Mar > O que trouxe do mar? >bis Quando ele vem beirando a areia Vem trazendo no braço direito O rosário da Mamãe Sereia
Auê, auê Ogum Beira Mar, auê Iansã virou o tempo Pra Ogum não governar Mas durante o barravento Oxum se pôs a cantar Auê, auê, Ogum Beira Mar, auê
Ogum Sete Ondas Ogum de Lei Não me deixe sofrer tanto assim meu pai Quando eu morrer Vou passar na aruanda Saravá Ogum Saravá seu Sete Ondas
Outro:
Oh filhos de Umbanda Seu Sete Ondas vem do Humaitá Que bela surpresa Vem de aruanda nos abençoar Oh bela surpresa Bela surpresa, onde está você Que bela surpresa! Vem da Aruanda Pra nos proteger
Ogum Beira Rio Beira Rio, Beira Rio, Beira Mar> O que se ganha de Ogum> Só Ogum pode tirar> bis Seu Ogum de Ronda Ele vem girar Vem trazendo folhas Pra descarregar
Ogum Sete Estrelas Letra e música: Caboclo Akuan e Bitty Ogum, Ogum, Ogum, Ogum > Sete Estrelas>bis Ele vem cavalgando no céu...Sete Estrelas... Sua luz na terra O terreiro ilumina Como a luz que aparece No congá dos Orixás
Outro:
Eh cavaleiro de Umbanda Ogum vencedor de demanda Salve os filhos de Mamãe Sereia Seu Ogum Sete Estrelas Ilumina meu congá
Ogum Megê Ogum em seu cavalo corre E a sua espada reluz Ogum, Ogum Megê Sua bandeira cobre os filhos de Jesus Ogum nhê
Outros:
Na porta da romaria Eu vi um cavaleiro de ronda>bis Trazia um escudo no peito Uma lança na mão Ogum venceu a guerra E matou o dragão A primeira espada quem ganhou foi ele>bis. Mas ele é, ele é Ogum Megê Ele vem lá de aruanda Pro seus filhos proteger
Ogum Megê, general de Umbanda Com seu cavalo sêo Ogum foi guerrear Com sua espada, com sua lança Venceu demanda nos campos de Humaitá, Ogum Megê
|
Ogum Matinata Que Ogum é aquele Que vem cavalgando No céu azul É Ogum Matinata Ele é o defensor Do Cruzeiro do Sul Com a espada na cinta Escudo no braço Ele vem cavalgando É Ogum Matinata Ele é o defensor Do Cruzeiro do Sul
Ogum Sete Espadas Eu tenho sete espadas Pra me defender Eu tenho Ogum em minha companhia Mas, Ogum é meu pai Mas, Ogum é meu guia Mas, Ogum vai baixar Na fé de Zambi e da Virgem Maria
Ogum de Cariri No horizonte raiou Uma luz que veio aqui Meu Deus, Meu Deus, quem será? É Ogum de Cariri> bis Sete dias da semana Sete velas acendi Rezei e fiz meu pedido À Ogum Cariri É Ogum de Cariri> bis
Ogum Iara Se meu Pai é Ogum, Ogum Vencedor de demanda Ele vem de aruanda Pra salvar filhos de Umbanda Ogum, Ogum Iara >bis Salve os campos de batalha Salve as sereias do mar Ogum, Ogum Iara > bis
Ogum de Ronda Olha Ogum está de Ronda Quem está chamando é São Miguel Réu, réu, réu Na linha de Umbanda Quem está chamando é São Miguel
Saudação ao Seu Ogum de Ronda Quem está de ronda é São Jorge Meu Pai me diz aonde é Quem está de ronda é São Jorge Salvai os filhos de fé Quem está de ronda é São Jorge Meu Pai me diz aonde é Quem está de ronda é São Jorge Jesus, Maria e José Quem está de ronda é São Jorge Deixa São Jorge rondar São Jorge é guerreiro Que manda na terra e manda no mar Saravá meu Pai > bis Girar é bom> bis Girar é bom É bom girar
Linha de Ogum
Por entre matas, por entre mares e terras Eu entendi o que meu Pai quis dizer Que Ogum não devia beber Que Ogum não devia fumar Mas a fumaça são as nuvens que passam E a espuma, as ondas do mar
Oxóssi assobiou> Pra passar no Humaitá>bis Pra falar com Ogum Megê Mensageiro de Oxalá
Ogum Iara, Ogum Megê, Salve Ogum Rompe Mato, auê
Ogum guardai pedreira Por ordem de Oxalá Com espada e com a lança Ogum Seus filhos vem ajudar Ogum
Oh Iemanjá cadê Ogum? Foi com Oxóssi ao Rio Jordão Foram saudar São João Batista E batizar Cosme e Damião
Ogum Megê, Ogum Megê> bis Ogum Iara > bis Saravá cavaleiros de Umbanda > bis A noite é linda, é de luar Ogum Megê, Ogum Megê É que vai chegar
Oxalá está chamando Ogum lá no Humaitá Pra lhe dar uma bandeira E mandar ele jurar Se ele é capitão Ele vem jurar Se for de Angola Também vai jurar Se for Ogum de Lei Ele vai jurar E se for de Nagô Também vai jurar
Filho de pemba > Bebe água no rochedo> Filho de Ogum> Corre campo> E não tem medo> bis Vou pedir ao Criador Que derrame o seu amor Aos nossos guias> E ao nosso Babalaô> bis
Pisa na linha de Umbanda Que eu quero ver Ogum Sete Ondas Pisa na linha de Umbanda Que eu quero ver Ogum Beira Mar Pisa na linha de Umbanda Que eu quero ver seu Sete Espadas Ogum Megê olha a banda, aruê
Bandeira branca de Ogum Que está hasteada lá no Humaitá Representando general de Umbanda Ogum venceu demanda Nos campos de Humaitá
Pai Ogum, General lá de Aruanda Pai Ogum, é vencedor de demanda Pai Ogum, vence todo quimbandeiro Pai Ogum, herói do nosso terreiro Em seu cavalo vem da aruanda > Para defender toda a sua banda > bis
Meu Pai, que guerreiro é esse Que vence na terra> Que vence no mar> bis Ele é lanceiro Ele é flecheiro Ele é marinheiro Ele é de Iemanjá Salve esse guerreiro > Saravá Seu Ogum Beira Mar > bis
Ogum já venceu , já venceu, já venceu Ogum vem de aruanda E quem lhe manda É Deus... Ele vem beirando o Rio Ele vem beirando o Mar Oi..Salve Santo Antônio da Calunga> Benedito e Beira Mar>bis
Subida de Ogum
Selei, selei> (homens) O seu cavalo, eu selei>bis (mulheres) Meu Pai Ogum já vai embora (homens) O seu cavalo, eu selei...(mulheres)
Subida do Caboclo Akuan
Ogum já me Saravou...ohooo... Ogum já me abençoou>bis Filho de pemba, a Umbanda chora> É o Seu Akuan> Que já vai embora>bis Ogum, Ogum, Ogum Já me saravou Ogum, Ogum, Ogum Já me abençoou>bis |