OXÓSSI (São Sebastião - Dia 20/01) |
|
Saudação a Oxóssi
A mata estava escura Um anjo iluminou No centro da mata virgem Foi seu Oxóssi quem chegou Mas ele é o rei, é o rei, é o rei > Mas ele é o rei da Aruanda ele é o rei>bis Outro: Tumba ê, caboclo Tumba lá e cá Tumba ê, guerreiro Tumba lá e cá Tumba ê meu Pai Tumba lá e cá Não me deixe só Tumba lá e cá
Linha de Oxóssi
Vestimenta de caboclo é samaaia> É samambaia, é samambaia> bis Saia caboclo, não me atrapalha> Saia do meio da samambaia> bis
Bota fogo na mata Chama, chama que ele vem Ele é o rei da aruanda Chama, chama que ele vem
Oxóssi gira Ele gira macaia Gira, gira no meu terreiro Gira, gira na minha banda Eu me perdi Oxóssi me achou Oxóssi não é caça Oxóssi é caçador
Oxóssi, Oxóssi mora> Na raiz da caneleira> bis Ogum mora na lua > Xangô lá na pedreira > bis Eu vi chover, eu vi relampear Mas mesmo assim o céu estava azul Firma seu ponto nas folhas da Jurema Oxóssi é bamba no Maracatú
Quem manda na mata é Oxóssi Oxóssi é caçador, Oxóssi é caçador Ouvi meu Pai assobiar Ele mandou chamar É de Aruanda ê, é de Aruanda á O seu Oxóssi é da Umbanda É de Aruanda á Eu corri terra eu corri mar Até que cheguei na minha raiz Ora viva Oxóssi na mata Que a folha da mangueira ainda não caiu
Foi numa tarde serena Lá nas matas da Jurema Que eu vi o caboclo bradar Quiô, quiô, quiô, quiô, quiera Sua mata está em festa Saravá seu Junco Verde (outro nome...) Que ele é o rei da floresta
Caboclo não tem caminho pra caminhar > bis Caminha por cima da folha > Por baixo da folha > Por todo lugar > Okê, caboclo > bis Caboclo não tem caminho pra caminhar Seu caminho está aberto, caboclo pode passar Ele vai girar e vai girar Caboclo filho de Umbanda Filho de Oxóssi e Oxalá Quando a lua surgir, ele vai girar > bis
Quem é o cavaleiro Que vem lá de Aruanda É Oxóssi em seu cavalo Com seu chapéu de banda Quem é esse cacique Glorioso e guerreiro É Oxóssi em seu cavalo Vem descer neste terreiro Vem de Aruanda, ê Vem de Aruanda, á Ele é filho do verde Ele é filho da mata Saravá Nossa Senhora A sua flecha mata
Oxalá chamou E já mandou buscar Os caboclos da Jurema No seu Jurema, Pai Oxalá! Pai Oxalá!!! É o rei do mundo inteiro Já deu ordem pra Jurema Mandar seus capangueiros Mandai, mandai Minha cabocla Jurema Os seus guerreiros Esta é a ordem suprema
Caboclo venceu demanda> Para o povo de Umbanda > Na ponta de sua flecha > Quando veio de Aruanda > bis Venceu, caboclo venceu Do fundo da mata virgem Oxalá gritou Esse filho é meu Esse filho é meu Esse filho é meu
Sete caboclos, sete flechas Sete flecheiros Saravá na cachoeira Que os caboclos vem descendo Firma seu ponto saravá meu Pai Xangô Quem manda lá nas matas É Oxóssi o caçador
Caboclo baixou na terra, é caboclo Levantou poeira, é caboclo Baixou na terra, é caboclo
|
Oxóssi na mata é rei> Oxóssi na mata é> bis Que passa pelos caminhos> Sem deixar marca no pé>bis Caboclo não desacata Caboclo sabem quem é Quem anda dentro da mata Sem deixar marca no pé Oxóssi na mata é rei> Oxóssi na mata é rei>bis Quem passa pelos caminhos> Sem deixar marca no pé>bis Ele tem flecha e bodoque Ele tem lança e cocar Na mata está o seu reino E na mata reinará
Como é bonito o pisar dos caboclos> Andando na mata> No rastro um do outro > bis Salve os caboclos, salve Iemanjá> Salve a sereia, rainha do mar > bis Ai não me mexa na espada de Ogum Ai não me mexa no penacho de Oxóssi Ai não me mexa no machado de Xangô Oxóssi na mata é caçador
Eu vim da mata Ó que mata é a sua? > bis É de lá e é de cá É onde pia a cobra, onde canta o sabiá Eu vim da mata, sou da tribo do Cajá Vim trazer minha falange Pra todos descarregar
Oxóssi é rei no céu Oxóssi é rei na terra Ele não desce do céu Sem coroa Sem sua moganga de guerra
A coral é sua cinta > A jibóia é sua lança> bis Quizoa, quizoa, quizoa ê > Caboclo mora na mata > bis
Auê, auê meus caboclos, auê > bis 4 x Caboclo mora na mata Na beira da Sapucaia Caboclo come folha Se veste de samambaia Auê, Auê, meus caboclos, auê> bis 4 x Salve Cabocla Jupira Salve Cabocla Jurema Saravá seu Sete Flechas Saravá, seu Tira Teima
Naquela mata > Tem sete coqueiros > São sete cobras > Todas a piar > bis Mas eles são > Todos os caboclos da Umbanda > Sua mironga > Lá no Juremá > bis
Caboclo vem da Aruanda Caboclo vem trabalhar Caboclo tem sete penas Amarradas com caruá
Se és caboclo Se és guerreiro Se és filho de Umbanda Pega a pemba, risca o ponto E vem trabalhar
Soltei a coral no mato Pra caçar meus inimigos A coral foi e voltou Ninguém quer brigar comigo
Com sete velas Eu firmei meu ponto Na cachoeira de Pai Xangô Firma seu ponto seu Ogum das matas> Seu Ogum das selvas> Seu Marabô> bis
Oxóssi é o rei da mata Seu reino é o Juremá Oxóssi firma ponto Por ordem de Oxalá E quando o sol desponta Passarinhos a cantar Saúdam meu Pai Oxossi E o reino de Jurema
Subida de Oxóssi
Troncos verdes da Jurema Aonde meu pai Oxóssi mora Aonde Jesus passou e disse Amém Nossos(as) caboclos(as) vão embora
Outros:
A sua mata é longe E eles vão embora E vão beirando o rio azul Adeus caboclos, adeus flecheiros Eles vão embora E vão beirando o rio azul
Mas eles vão embora Pra cidade da Jurema Vão com Deus e Nossa Senhora Pra cidade da Jurema Eles vão ser coroados Na cidade da Jurema Com a coroa de Arerê
O galo cantou Está chegando a hora Oxalá está lhe chamando Caçador já vai embora. |