PRETAS VELHAS |
|
Pontos Individuais de Pretas - Velhas
Vovó Maria Redonda Quem vem lá Quem combate demanda Ela é filha de Congo É Maria Redonda
Vovó Sabina Letra e música: entidade Vovó Sabina Vovó Sabina nega lavadeira > Lava roupa de sinhá > bis Lava roupa de sinhá Mas sua mãe é Iemanjá
Vovó Chica Gira, gira, girou Vovó Chica chegou Gira, gira, girou Perto da Chica estou Vovó Chica é parteira e rezadeira Com tanta luz, também é curandeira De mãos postas com devoção Chica reza com o coração Gira, gira, girou Vovó Chica chegou Perto da Chica estou Seu tercinho branco está abençoado Junto do seu peito está guardado Cristo deu-lhe força e a luz E, com humildade, agradece a Jesus Gira, gira, girou Vovó Chica chegou Gira, gira, girou Perto da Chica estou
Outro:
Acabou meu cigarro de palha> Vó Chica é quem foi buscar>bis Rasgou a barra da saia> Pra fazer meu patuá>bis Demanda com ponto de fogo> Vó Chica sabe desmanchar>bis Sua Umbanda é pro bem > E todo o mal vai levar>bis
Vovó Maria Chica Preta Velha que vem no terreiro saravá Preta Velha que vem no terreiro trabalhar Ela é Maria Chica de aruanda Ela vem neste terreiro saravá Ela é Maria Chica de aruanda Ela vem neste terreiro trabalhar
Vovó Catarina Vovó Catarina ê, ê Vovó Catarina ê, á Vovó Catarina vem de Angola Vovó Catarina ê, á
Outro:
Vovó Catarina que tem poder> Tem na Umbanda muito haver > bis Ela vem da aruanda Com a fé de Oxalá Traz arruda e guiné Pra rezar filhos de fé
Vovó Maria Conga Abre este terreiro Abre este congá Chegou Maria Conga Que vem trabalhar Saravá Umbanda Saravá Quimbanda Saravá quem manda Saravá você
Mãe Maria da Praia Ai vem Mãe Maria Que vem do lado de lá Vem pedindo licença a Oxalá E a grande Sereia do Mar Ai vem Mãe Maria Que vem neste congá Abençoar os filhos de fé E todo mal levar
Vovó Maria de Angola Letra: Cláudio Bittencourt Saravá Maria de Angola Preta Velha guerreira Saravá Maria de Angola Nega benzedeira Vovó Maria no terreiro Faz mandinga com arruda e patuá Dá a sua proteção E vem seus filhos ajudar
Outro:
Vestida de branco está Maria de Angola Veio trabalhar no congá de Oxalá Perfuma com arruda e guiné E no terreiro firma a sua fé Ela reza pra Jesus, Maria e José Que firme este terreiro E não deixe cair filho de fé É de Angola> Só veste branco> Vovó Maria> No congá firma seu ponto>bis
Vovó Maria das Dores Letra e música: Ivo Vózinha Maria das Dores > Acende seu pito na banda de cá > bis Pegou um pouco d’água > Misturou com erva > E fez um remédio > Pros filhos curar > bis
Mãe Jacira Letra e música: Bitty
Ela vem do mar Ela vem da areia Ela é Preta Velha De mamãe Sereia Ela é lavadeira Ela de Sinhá Ela é a Mãe Jacira Preta de Iemanjá
Maria Sacambinda Maria Sacambinda Lavadeira de sinhá Lavou roupa de Congo Não é dela, é de Iemanjá
Vovó Maria da Bahia Vovó Maria, ela veio da Bahia Ela vem pra trabalhar Tem licença de Pai Oxalá Vovó Maria, ela veio da Bahia Vem trazendo a sua pemba, sua guia E o rosário da Virgem Maria
Vovó Maria Vovó Maria> Ela vem da Bahia> bis Ela vem pra trabalhar Com licença do Pai Oxalá Vem trazendo sua pemba, a sua guia Seu rosário da Virgem Maria
Vovó Cambinda Cambinda mamanhê Cambinda mamanha Segura Cambinda Que eu quero ver Filho de pemba não tem querer |
Tia Maria da Bahia Ê Tia Maria, preta velha da Bahia> Refrão Segura a barra da saia Dança na ponta do pé Quando pega no rosário Traça Umbanda e Candomblé, Tia Maria Refrão Rezadeira de quebranto Mal olhado e desencanto Feiticeira, curandeira Dobradora de Junqueira, Tia Maria Refrão Ninguém segura seu ponto Sua pemba e muita fé E quem quiser falar com ela Ganha figa de guiné, Tia Maria Refrão
Tia Maria de Mina Quem é a preta velha sentada no toco Meu Senhor das Almas, me diga quem é? É Tia Maria de Mina, meu filho Trabalhando com fé Trouxe arruda e guiné
Mãe Maria de Mina Mãe Maria de Mina vem de Aruanda Pra salvar seus filhos Pra vencer demanda Oh preta velha você não me engana Amarra a saia com palha de cana E o cigarro que ela fuma É de palha de Aruanda
Vovó Benedita Benedita você tem um congá Que é uma beleza Um terreiro enfeitado Muitos doces sobre a mesa
Outro:
Figa cruzada, e bem trabalhada Veio da Bahia Vovó Benedita chegou com sua magia No seu patuá do Senhor do Bonfim Ela acredita Saia engomada e bata rendada Veste Benedita Figa cruzada, corpo fechado É com Benedita Seus búzios jogados em pano amassado Ela confia Curimba marcada em ponto riscado É sua gira>bis No seu patuá do Senhor do Bonfim Ela acredita Curimba marcada em ponto riscado É sua gira>bis
Linha de Pretas-Velhas
Aí vem vovó Descendo a ladeira Com sua sacola Com seu rosário e seu patuá, Ela vem de Angola Eu quero ver vovó Eu quero ver Se este filho de pemba tem querer...
Vovó não quer Casca de coco no terreiro Só porque faz lembrar Dos tempos de cativeiro
Vovó tem sete saias Na última saia tem mironga Vovó veio de Angola Pra salvar filhos de Umbanda Com seu patuá, figa de guiné Vovó veio de Angola Pra salvar filhos de fé
Oh preta velha Você não me engana Amarra a saia Com palha de cana E o cigarro que ela fuma> É de palha de Aruanda> bis
Tudo que peço à vovó ela faz Também o que peço a vovô ele faz O que quero mais O que quero mais
Letra e música: entidade Pai Maneco
Flor de Laranja Vovó pegou Trouxe pro terreiro cuscuz e marafo Cuscuz e marafo ela entregou Na encruzilhada ela saravou Saravou, Saravou...
Vovó viveu No tempo da escravidão Corria o milharal Com a enxada na mão Benzia, fazia mironga Ajudava seus irmãos E um dia lá no céu Jesus lhe deu a redenção
A nega mandou fazer macumba Pra me tirar da favela O meu santo é muito forte E quem vai sair é ela>bis O meu santo é muito forte E quem vai sair é ela
Ai vem, vem, vem As vovós de Aruanda Elas vem goivando> Na lei de Umbanda>bis
Navio negreiro no meio do mar > bis Correntes pesadas na areia a arrastar E a negra escrava tristonha a chorar Saravá nossa Mãe Iemanjá Saravá nosso Pai Oxalá
Subida de Pretas - Velhas
Preta-Velha vai ao ló Mas não deixa os filhos só>bis Ela vai pra Aruanda Junto com Zambi menor>bis
Outro:
A sineta do céu bateu> Oxalá já diz> É hora>bis Eu vou, eu vou, eu vou> Fiquem com Deus e> Com Nossa Senhora>bis
Outro:
E vai Preta-Velha Subindo pro céu E Nossa Senhora Cobrindo com véu
Outro:
A estrela brilha no céu Clareia a Umbanda Está na hora, o galo cantou Adeus meus filhos Preta-Velha vai embora Fiquem com Deus E Nossa Senhora |