PRETOS VELHOS (Dia 13 de maio) |
|
Louvação aos Pretos-Velhos
Olelê meu Deus do céu que alegria O Preto Velho não carrega soberbia Meu Deus do céu isto aqui eu preferia A Estrela D’Alva no ponto do meio-dia Eu vou plantar neste quintal pé de pinheiro> Para mostrar como se quebra macumbeiro>bis Olelê meu Deus do céu que alegria O Preto Velho não carrega soberbia Meu Deus do céu isto aqui eu preferia A Estrela D’Alva no ponto do meio-dia Galo penacho bota macho na campana> Neste terreiro galo velho não apanha> bis
Chora meu cativeiro> Meu cativeiro, meu cativerá> Ora, chora> bis Preto Velho que veio da Costa Que veio do Congo, Luanda e Guiné Preto Velho de Nossa Senhora Vem no terreiro olhar filhos de fé Chora meu cativeiro> Meu Cativeiro, meu cativerá> Ora, chora> bis Preto Velho que gira na de Angola Que gira no de Gejo, Bantú e Nagô Preto Velho de Nossa Senhora Filho de Zambi, ele é meu protetor Chora meu cativeiro> Meu cativeiro, meu cativerá> Ora, chora> bis Preto Velho aqui na terra trabalhou Tanto trabalhou, até que um dia lá na aruanda Nossa Senhora o abençoou Chora meu cativeiro> Meu cativeiro, meu cativerá> Ora,. chora> bis
Pontos Individuais de Pretos - Velhos
Pai Maneco Ele é preto velho Preto sim senhor Ele é o Pai Maneco, meu filho Nego rezador Ele tem chicote Não pra revidar Ele aponta uma estrela, meu filho No reino de Iemanjá
Saudação ao Pai Maneco Pai Maneco senta no toco Faz o sinal da cruz Pede proteção a Zambi Para os filhos de Jesus Cada conta do seu rosário É um filho que aí está Se não fosse o Pai Maneco Eu não sabia caminhar
Pai Maneco Feiticeiro Letra: entidade Pai Maneco Música: João Costa e Ivo Maneco chama feitiço> Quem faz feitiço é feiticeiro>bis De Aruanda vem ordem do Velho> Quem manda é o velho faceiro>bis Feiticeiro pega o patuá Mandinga e suas ervas E no Terreiro vem dançar>bis Bate o pé, levanta a poeira> E queima coisa ruim>bis Salve o feitiço do Velho Feiticeiro>bis
Pai Luiz de Xangô Letra e música: Gustavo Guimarães Kaô, Kaô, Xangô Kaô, Kaô, Xangô me chamou> bis Olha o nego arriou no terreiro, kaô Kaô Cabecile, ele é meu protetor Kaô, kaô, Xangô > Kaô, kaô, Xangô me chamou> bis Salve a linha de Quenguelê Pai Luiz de Aruanda Ele vem me valer
Pai José Pai Mané, cadê Pai José Foi no mato colher guiné Quando ele voltar Diga para vir me ver
Outro:
Ele vive no meio das flores Beijando a lua No fundo do mar Oh meu Pai, que é Pai José Que veio da Angola, d’Angolá Oi que vem saravá Salve Deus E os caboclos da Aruanda Pai José chegou No terreiro de Umbanda
Mestre Cipriano Letra e música adaptação: Pai André e Bitty Mestre Cipriano vai chegar agora> No navio negreiro > Com os escravos de Angola> bis Veio com bantus, congos e guinés Trazer à Umbanda a capoeira A quem tem fé
Pai Joaquim de Angola E na aroeira de São Benedito Santo Antônio mandou me chamar>bis Pai Joaquim, ê ê Pai Joaquim, ê a Pai Joaquim veio de Angola Pai Joaquim veio de Angola, Angolá
Tio Tonho de Angola Meu Senhor da casa grande Não me bata por favor Não me amarre no seu toco Me conceda seu perdão Trago minha força armada Luz, amor e gratidão Sou Tio Tonho de Angola Que chegou neste congá Sou Tio Tonho de Angola Que chegou pra trabalhar
Pai Bernardo Com sua pemba, com seu apito> Pai Bernardo vem> bis Ele vem do Congo vem, vem Vem de mujongo, vem, vem Ele vem tirar Toda mandinga que o filho tem Pai Bernardo vem
Pai Congo Pisa na linha de Congo> Meu Filho, filho meu > Pisa na linha de Congo devagar > Filho Meu>bis Pisa na linha de Congo destemido Filho meu Pai Congo trabalha na Umbanda Para lhe ajudar Olha o Congo a girar
Pai Guiné É o vento que balança a folha Guiné É o vento que balança a folha É, é, é Pai Guiné É o vento que balança a folha
Pai Serafim Pai Serafim vem do meio das flores Olhando o céu, beirando o mar Ele é preto velho de Umbanda> Que vem de Aruanda> Para nos salvar>bis
Pai João de Angola Na Angola tem um velho Que caminha devagar Chama Pai João Vamos saravar
Pai Joaquim de Xangô Xangô chamou Pai Joaquim lá na Pedreira Veio de longe Pai Joaquim Trabalhar na cachoeira Xangô chamou Pai Joaquim lá na pedreira Pai Joaquim chama seus filhos Pra benzer na cachoeira
Outro:
Xangô está no alto da pedreira> E Pai Joaquim, guarda a cachoeira>bis Águas limpas, cristalinas> Correm pro rio> Onde Oxalá se batizou>bis Preto Velho Pai Joaquim É filho de Xangô É guardião da cachoeira E do rio que Oxalá se batizou Águas limpas, cristalinas Correm pro rio Onde Oxalá se batizou Na pedreira, junto da cachoeira> Preto velho abençoou>bis
Pai Ambrósio Chegou Pai Ambrósio, chegou Pra salvar os filhos de fé Na Umbanda só se vence com amor E ele vem, na linha do Senhor E ele vem, em nome do Senhor
Tio Antônio Pedi licença a mamãe Oxum Pedi licença a Pai Oxalá Pedi licença ao Senhor do Bonfim Pra Tio Antônio vir trabalhar Quem vem lá é de paz Quem vai chegar no congá É um baiano formoso É Tio Antônio que vem trabalhar
Pai Tomás Oh Pai Tomás, Oh Pai Tomás Vem no terreiro, vem trabalhar Filho de Zambi ,ele é filho de Oxalá Oh Pai Tomás ,Oh Pai Tomas Vem no terreiro, vem trabalhar Sua falange, com licença de Oxalá
Pai Benedito de Angola Pai Benedito veio de Angola Pai Benedito veio de lá Firma a cabeça pra Pai Benedito Vir trabalhar neste congá
Pai Francisco Letra e música: Pai Francisco Hoje é dia de gira de preto Pai Francisco vamos chamar Hoje é dia de gira de preto Pai Francisco vai chegar Pai Francisco é de Congo Ele é filho de Iemanjá Ele vem nesse terreiro Ensinar filho a rezar
Pai André Letra Folclore Arranjo e música: Bitty
Com flores brancas Minhas almas vou louvar Com seu perfume também Vou me perfumar Mamãe Oxum ilumina A minha fé Vem de aruanda Vem chegando Pai André>bis "Pai André é de Guiné"
Pai Tibúrcio Letra: Lorena Bittencourt Música: João Costa
Preto-velho Pai Tibúrcio> Nos ajuda a caminhar> Nesta estrada tão longa> Ele vem nos ensinar>bis Que nosso Pai Oxalá Traga amor e caridade Às crianças de esperança Ao senhor a eternidade
Pai Benedito Quem é aquele velhinho Que vem no caminho Andando devagar Com seu cachimbo na boca Pitando a fumaça e jogando pro ar Ele é do cativeiro > bis É Pai Benedito, ele é mirongueiro> bis
Pai Joaquim da Costa Saravá, saravá, saravá Chega pra lá mandingueiro Pai Joaquim nasceu lá na costa Lá na costa ele foi batizado Pai Joaquim quando risca seu ponto Desmancha feitiço malvado Saravá, saravá, saravá Chega pra lá mandingueiro Pai Joaquim veio lá da costa Já chegou no nosso terreiro Ele vem pra nos afastar Da mira do feiticeiro
Pai José da Praia Pai José da Praia vem> Vem aqui nos ajudar>bis Pai José da Praia vem> Vem aqui neste congá>bis Ele vem nos ensinar As palavras de Iemanjá
Rei Congo Congo, rei Congo Congo chegou Congo é maravilha No terreiro trabalhou
Outro:
Um lindo sol apareceu E preto velho já está trabalhando Navegando, remando Trabalhando e pescando>bis Filho de Congo Filho do Velho Não reme contra a maré Siga em frente Com muita fé Navegando, remando E vento soprando>bis
Pai Tomé Mãe Maria, cadê Pai Tomé Foi pro mato buscar guiné Quando ele voltar Peça pra ele me benzer
Pai Malaquias Ele veio lá de Aruanda Com a luz da estrela guia Saudar filhos de Umbanda Ele é Pai Malaquias Nas suas mãos raios de luz No coração traz a sua guia A Oxalá pede pra abençoar O preto velho Pai Malaquias Com arruda e guiné> Reza os filhos que tem fé> Preto velho veio trabalhar> E este congá abençoar>bis
Pai Lourenço de Guiné Preto velho vem Com a folha verde na mão Vem benzendo os seus filhos Saravando seus irmãos Pai Lourenço é preto velho Vem trazendo o seu Axé Vem benzendo os seus filhos Com a folha de guiné
Pai Tião Nasce o sol bem de mansinho E Pai Tião está a apreciar Caminhando a beira do mar Veio saudar Iemanjá Quem é do Congo> Congo aruê> Firma na areia> Que eu quero ver>bis Preto-velho veio trabalhar E na praia gosta de morar Vive aqui no seu cantinho Com seu barco pra pescar Quem é do Congo> Congo aruê> Firma na areia > Que eu quero ver>bis Pai Tião gosta do mar E aqui vem meditar Sua grande devoção É a Senhora da Conceição Quem é do Congo...>bis
Pai Miguel Lá em Angola tem um velho Que caminha devagar Ele é Pai Miguel de Angola Vem na banda trabalhar
|
Pai Josias Oi salve Deus Salve os pretos de Aruanda Pai Josias chegou No terreiro de Umbanda
Pai Jeremias Canoeiro, canoeiro O que traz nessa canoa Trago pemba, trago guia Jeremias vem na proa Canoeiro, canoeiro O que traz nessa canoa Trago pemba, trago guia E o rosário de Maria
Linha de Pretos -Velhos
Que preto é esse, oh Cambinda Que chegou agora, oh Cambinda É o Pai (...dar o nome), oh Cambinda Que veio de Angola.
Firma ponto minha gente Preto velho vai chegar Ele vem de Aruanda Ele vem pra trabalhar Saravá o Preto Velho Saravá, saravá, saravá, Ele chegou no terreiro Ele vem nos ajudar
Preto Velho tá quebrado> De tanto trabalhar> Preto Velho tá cansado> De tanto curimbar> bis Firma ponto, risca pemba> Que é longa a caminhada> Quem tem fé, tem tudo> Quem não tem fé, não tem nada> bis
Meu pito tá apagado> Minha marafa acabou> Vou trabalhar pra suncê> Porque sou trabalhadô> bis Eu vou trabalhar> Suncê vai ganhar> Muito bongo, meu filho> E depois vem me pagar> bis
Deixei meu cachimbo no toco Mandei o moleque buscar Na hora da derrubada Meu cachimbo ficou lá
Zum, zum, bateu na porta Saravá vou ver quem é É o povo da aruanda É a falange de Guiné
Pisa na linha de Congo> Meu Filho, filho meu > Pisa na linha de Congo devagar > Filho meu>bis Pisa na linha de Congo destemido Filho meu Pai Congo trabalha na Umbanda Para lhe ajudar Olha o Congo a girar
Arriou na linha de Congo É Congo, é Congo aruê Arriou na linha de Congo, Agora que quero ver. Congo, Rei Congo Congo chegou Congo é maravilha No terreiro saravou
Preto velho senta no toco Faz o sinal da cruz Pede proteção a Zambi Para os filhos de Jesus Cada conta do seu rosário É um filho que ai está Se não fosse o Preto Velho Eu não sabia caminhar
Quenguelê, Quenguelê, Xangô> Ele é filho da cobra coral >bis Olha o preto está trabalhando E o branco não está, está olhando...
Chora meu cativeiro, meu cativeiro> Meu cativerá> bis No tempo da escravidão Preto Velho sempre trabalhou Sentado na sua senzala Batia tambor, saravá pai Xangô
Bate tambor lá na Angola> Bate tambor> 3 x bis Pai Maneco bate tambor Pai José bate tambor Pai Joaquim bate tambor Bate tambor lá na Angola Bate tambor> bis
E esse nego que veio de aruanda No terreiro de Umbanda Ele vem pra trabalhar E olha o passo na gira que o nego dá E olha o jeito desse nego trabalhar E olha o passo na gira que o nego dá E esse nego já foi dono de congá Lá nas matas tem as folhas da Jurema > bis
A lua lá no céu surgiu E clareou os caminhos de Umbanda Aqui na terra filho de pemba> É guerreiro> Preto Velho surgiu> Como é linda a sua banda>bis A estrela lá no céu brilhou E clareou os caminhos de Umbanda E lá na terra filho de pemba pediu> Preto Velho ouviu> Com é linda a nossa Umbanda>bis
Ai meu tempo faz tanto tempo Meu tempo que não volta mais Quando negros de Aruanda> Cantavam todos iguais>bis Nós somos feitos da castanha da aruanda Da proteção de Iemanjá Aruanda eh eh eh> Aruanda ah ah ah>bis Preto Velho ficava sentado No batique do velho portão Preto Velho com sua viola> Preto Velho com seu violão>bis Na festa da Conceição Todo mundo pedia implorava O menino pegava a viola> Preto Velho então cantarolava>bis Aruanda eh eh eh > Aruanda ah ah ah>bis
Letra e música: entidade Tio Antônio
Preto Velho que coisa é essa> Que me deixa o corpo mole>bis É mironga de Terreiro Preto Velho vai tirar Vai fazer reza bem forte Pra mandinga afastar Preto Velho que coisa é essa> Que me deixa com o corpo mole>bis Parece que é coisa feita Preto Velho vai tirar Mas não fique assustado Deste mal vou lhe livrar E depois você vai embora Vai pra casa descansar E depois que passar o tempo Volte aqui me visitar
Eu cheguei no terreiro Risquei o meu ponto Quem é o primeiro? Eu cheguei no terreiro Risquei minha pemba Quem é o primeiro? O primeiro é aquele Que está lá no canto Com cara de pranto Qué falar com o homem > bis Venha cá mizi fio Jogaram feitiço em suncê Agora vá lá na encruza Acenda uma vela com fita amarela Farofa e dendê, que eu vai te proteger Que eu vai te proteger Eu vai te proteger, mas peça maleime Meu filho de fé Confia em mim, eu sou Embaé > bis
Tira o cipó do caminho Oh criança Deixa Vovô atravessar É Preto Velho Que vem de aruanda Para trabalhar
Quem é aquele velhinho Que vem no caminho Andando devagar Com seu cachimbo na boca Pitando a fumaça e jogando pro ar Ele é do cativeiro Ele é Preto Velho Ele é mirongueiro
O Preto Velho No tempo do cativeiro Trabalhava o dia inteiro Na senzala a matuscar Uma maneira de domingo Ir no terreiro Com arruda e guiné Saravá seu Orixá Hoje o preto Quando desce no terreiro Vem saravando os seus filhos Com licença de Oxalá Vem ensinando humildade e caridade E a todos que tem fé Um jeito de se salvar Ajuda eu Preto velho Ajuda eu a rezar Ajuda eu atabaque Ajuda eu a girar Na fazenda de Santa Rita Nego duro de se acordar Não trabalha porque não quer Tem cavalo pra arriar Não vou plantar café de meia Eu vou plantar canavial Café de meia não dá lucro Sinhá dona Canavial, marafo dá Amarra o boi, Preto Velho > Na porteira do congá > bis
É preto, é preto, oi Cambinda Na terra de preto, oi Cambinda Eu também sou preto, oi Cambinda Na terra de preto, oi Cambinda
Preto Velho quando vem da Aruanda Vem com Deus e a Virgem Maria Saravá o povo de Aruanda > Saravá o povo da Bahia > bis
Tizorere,orere, orara>bis Os Pretos Velhos Quando vem pra trabalhar Vem trazendo a sua gente Para todo mal levar Ago, ago, vem saravar Filhos de Umbanda Ago, ago vem saravar Neste congá Saravá eles Como chefes de terreiro Saravá eles Com todos seus companheiros
Ô meu São Benedito> Na coroa de Zambi tem congá > bis Seu carreteiro toca o carro devagar Que senão o carro vira E o carreteiro passa mal Sou Preto Velho e não gosto de lambança > Curo moço, curo velho > E também curo criança > bis
Eiê, eiê, eiê, eiê, eiê Oi, eiê, eiê, eiê, eiá> O jongo é bom de lascar> no terreiro de dona Sinhá> bis Preto Velho baixa na terra Faz coisas de admirar Planta um pé de banana Na mesma hora ela dá O tronco solta o cacho Se vê amadurecer Preto Velho tira a banana E dá pra todos comer Isto que quero ver> Pai de Santo que saiba fazer> bis
Oiê, Senhor Macuta Oiê Senhor Macutá Ele vem de Angola Senhor Macutá Chegou agora, Senhor Macutá Com a mão na pemba Alcançou vitória, Senhor Macutá.
É preto, é preto É do meu congá É preto, é preto Ora vamos saravá
Kió viva a Angola Viva a Angola é>bis Preto Velho está na Angola Oi viva a Angola é Pai Maneco está na Angola Oi viva a Angola é Kió viva a Angola> Viva a Angola é>bis Pai Joaquim está na Angola Oi viva a Angola é Pai João está na Angola Oi viva a Angola é Kió viva a Angola> Viva a Angola é>bis
Ainda bem que era dia Papai mandou chamar Firma a cabeça meus filhos Que tem preto pra chegar
Letra: entidade Pai Luiz de Xangô Música: João Costa
Corisco o céu rasgou O chão do terreiro brilhou Com a sua cruz e o seu machado O Preto Velho Sua presença marcou Xangô, Deus do céu No Preto Sua voz ecoou Xangô, Justiceiro e humilde Sua falange ilumine
São Benedito Tem pena dele Benedito Tenha dó Ele é filho de Zambi Ô São Benedito, tenha dó>bis 3 vezes Tem pena dele Nanã Tenha dó Ele é filho de Zambi Ô Nanã Tenha dó
Subida de Pretos -Velhos
Preto Velho vai ao ló Mas não deixa os filhos só>bis Ele vai pra Aruanda Junto com Zambi menor>bis
Outro:
A sineta do céu bateu> Oxalá já diz> É hora>bis Eu vou, eu vou, eu vou> Fiquem com Deus e> Com Nossa Senhora>bis
Outro:
E vai Preto Velho Subindo pro céu E Nossa Senhora Cobrindo com véu
Outro:
A estrela brilha no céu Clareia a Umbanda Está na hora, o galo cantou Adeus meus filhos Preto Velho vai embora Fiquem com Deus E Nossa Senhora
Subida Pai Maneco Letra e música: entidade Tio Antônio
O galo vai cantar Quando chegar a hora Pai Maneco pra aruanda Vai de volta na aurora Ele vai deixar Muito amor, muita alegria Vai pra junto de Iemanjá E da Virgem Maria |