A essência de Surfar!

A essência de surfar, que se aplica a qualquer desporto que implique descer uma onda. È de notar uma rivalidade crescente entre os vários desportos, mas, mais notória entre o surf e o Bodyboard, algo que no meu ponto de vista só vem aumentar a falta de apoio a estes desportos. Como bodyboarder compreendo a indignação de outros bodyboarders perante a atitude de alguns surfistas considerarem o Bodyboard como um desporto inferior, na minha opinião, acho que lhes falta um pouco de tacto, para compreender que a essência é a mesma, apenas os meios para a alcançar é que são diferentes.

Faz-me recordar uma vez em que um colega meu, que agora é Longborder, devido ás ondas estarem muito cavadas e a partirem muito à beira da areia, com medo de partir a sua Longboard, trocou-a pela sua irmã de Bodyboard. Nem por isso deixou de curtir.

No fundo o que o surfista procura, não é a maneira como apanha as ondas, mas sim a essência que provem desse acto, enquanto proeza física fundamental, é uma comunhão homem natureza, esta na sua expressão mais simples e perfeita, atira-nos para a frente algo perfeito como uma onda.

“Tudo no mundo material se manifesta em ondas, mas, esse facto só se torna mais graficamente evidente quando o homem vai para o mar”. Assim disse Albert Einstein.

No fundo a essência do surf é a plena comunhão com a natureza, como dizia um amigo meu, quando ficamos na água até ao pôr do sol, “existe algo mais belo do que contemplar os raios ténues do sol, reflectindo-se na água, tornando-a num enorme lago dourado…”

É isso que faz os “surfistas” serem classificados como pessoas pertencentes a uma sub-cultura, porque enquanto as pessoas ditas “normais”, olham para o oceano e vêm água. Os surfistas vêm um santuário onde conseguem descarregar, toda a adrenalina, stress e tensões acumuladas no dia-a-dia.

Faz-me rir, que à noite, quando os membros da dita sub-cultura, estourados e ansiosos, por uma noite revitalizante de descanso. As “namoradas” e outras pessoas, que desconheçam o espírito dessa “sub-cultura”, nos moa a paciência, argumentando que não falamos de outra coisa, senão do mar, das ondas que apanhámos e das ondas que poderemos vir a apanhaPorque felizmente para nós, essas ditas pessoas, ainda não travaram conhecimento com essa essência, felizmente porque, se experimentassem, talvez deixassem de existir sessões memoráveis, com apenas dois ou três amigos dentro de água.

Resumindo a essência do surf é apreciar a beleza elementar, do encontro de um surfista com uma onda, onde o que interessa não é manobrar, é sentir, no fundo chegar ao fim da onda e sentir-se feliz consigo próprio. Uma onda pode-se representar numa folha de papel e o surfista é o artista, tanto pode ser um esboço simples, como um emaranhado de cores, mas, o resultado não deixa de ter a mesma essência.

Hélder Ribeiro (“Mosh”)

Directório das notícias da A.B.P.T., onde estão listadas por data...
   Tshirt's da ABPT 2002, já disponíveis.
   Escola de Bodyboard & Surf, Aqui poderá ver algumas fotos da escola. (ver...)