|
|
" Quando em 1943, os caças Mosquitos
começaram a sua tática "Rangers" ( Incursores
), criaram sérias dores de cabeça para a Luftwaffe.
Voando aos pares, estes pequenos bólidos lançados a seiscentos quilômetros pôr hora travavam uma impiedosa guerra pirata contra os aparelhos inimigos. Transcrevemos o relatório do comandante australiano "Scherf " , sobre o vôo " Ranger " de 23 de setembro de 1943: Decolamos as 14:15 numa equipe de dois Mosquitos, o outro aparelho pilotado pelo Cmte. Cleveland. Rumo era a Alemanha do Norte através do Báltico. Sobre o mar distingui um avião. Era um Donier. Nos vira, e as esteiras negras de seu escape indicavam que voava com potência máxima. alcancei-o, no entanto, sem dificuldade ,uam rajada com os 4 canhões de 20mm e ele foi ao mar. Atravessamos a costa alemã em Kubitzer, ao norte de Rostock, e pouco depois cruzamos com dois Junkers 87. Enfilei atras de um deles enquanto Cleveland perseguia o outro. Minhas duas primeiras rajadas erraram o alvo, porem a terceira atingiu-o em cheio, e o Stuka caiu. Seguindo a costa, um pouco mais ao Sul, vimos um aeródromo em torno do qual circulavam vários aviões. um He-177 fazia a aproximação para aterrissar. Ataquei-o de frente, e pôr baixo, o avião inimigo tombou sobre a baia, envolto em chamas, quando girava, avistei Cleveland à caça de um Bimotor Junkers 88. Seus projeteis arrancavam pedaços do avião inimigo, que desprendia fumaça. Não pude ver o resultado final, pois nesse momento descobri dois Junkers 18 ancorados numa pequena enseada. Piquei sobre eles. O primeiro explodiu e afundou, porem , para minha tristeza, o segundo resistiu a três rajadas. Começou então o fogo anti-aereo, e me afastei, voando rente ao chão, então me encontrei precisamente embaixo de dois JU-88 que voavam em formação. O primeiro explodiu no ar, porem quando atacava o segundo, uma bateria anti-aerea de peças automáticas de 20mm disparou contra mim, atingindo-me, arrancando-me um dos meus tanques suplementares e avariando meu leme direcional. Após regular as compensações dos lemes. Enfilei a toda contra o segundo JU-88 e o derrubei. Enquanto esse acontecimento se sucedia, perdi Cleveland de vista e voltei rumo a Inglaterra. Depois de voar vinte minutos sobre o mar, divisei Cleveland e me juntei a ele, que voava com dificuldade. com um só motor, que falhava visivelmente. Depois de estabelecer contato com radio, me disse ter derrubado dois aviões no ar, e destruído um terceiro em terra. Me pediu que escrevesse a sua esposa, e que avisasse que não podia regressar á Inglaterra. Antes de arriscar-se a cair prisioneiro, ia tentar chegar á Suécia. Eu disse adeus a Cleveland e lhe desejei boa sorte. Mais tarde cruzei com um comboio naval alemão e disparei o resto das minhas munições sobre um destroies. O fogo anti-aereo era intenso e meu navegador acabou atingido pôr um estilhaço do rim direito. Precisamente ao norte de Heligoland, o sol batia em cheio nos meus olhos e não pude me esquivar de um bando de gaivotas. Vinte e sete pássaros ficaram grudados no aparelho e causaram consideráveis danos, antena de radio arrancada, ailleron esquerdo bloqueado, todos os vidros dianteiros quebrados, e nós cobertos de sangue e de penas. Peço confirmação de cinco vitorias areias e de um avião destruído em terra, assim como, em nome do Cmte. Cleveland, duas vitorias areias e um avião destruído em terra. " ( Texto retirado da coleção " A Segunda Guerra Mundial Nº 84 " Editada em 1966 ) |
Ficha Tecnica do Mosquito
Return