|
Página 1-Introdução As placas de vídeo são muito importantes para o computador; são elas que diferenciam um computador bom de um computador ótimo. Por exemplo, um Pentium 233MMX com placa de vídeo com chipset TNT ou Voodoo2 (e outros similares) é ótimo, mas um PentiumII 400 (na mesma configuração) com placa de vídeo Trident 1Mb é apenas bom. A performance 3D, muito importante nos dias de hoje, vai ser muito superior no Pentium233 comparado ao PII400. Além disso, o refresh rate e o número de cores também serão certamente superiores no Pentium233, cansando menos seus olhos e deixando seu vídeo mais bonito e com mais vida. Mas no Brasil as placas de vídeo ainda são muito negligenciadas pelas lojas e os usuários leigos é que saem perdendo. A maioria das lojas ainda vendem seus computadores montados com placas de vídeo baratas ou as nojentas placas on-board, que tem performance muito inferior a placas de vídeo 3D baratas como as Rendition V2x00 ou as Permidia. É possível comprar por R$120 uma Diamond StealthII S220 (Rendition V2100), ou por R$140 uma Creative Extreme (Permidia) ambas baratas, PCI com 4Mb e com performance muito boa. Para se ter uma idéia da diferença que uma boa placa de vídeo pode fazer num computador, um exemplo: jogo no meu Pentium133 (32Mb de Ram, 256Kb cache, 2 HDs de 2.5Gb e placa de som Awe64) o jogo 3D Forsaken, que possui gráficos muito bons (com efeitos de luz e transparências), usando uma Diamond StealthII S220 (bios1.36) PCI, numa resolução de 800x600 e obtenho a média de 42 fps (frames per second, ou seja, quadros por segundo), e muito dificilmente menor do que 30 fps (apenas em salas muito abertas, mas é culpa do meu processador Pentium133). No mesmo computador, mas usando uma Trident1Mb PCI consigo no máximo a uma resolução de 640x480 com 8 fps!!! Isso torna o jogo insuportável de se jogar. Além disso, o visual na Diamond é muito superior, pois a aceleração e a renderização das texturas é via hardware, e por isso o processador é poupado de boa parte do trabalho. Assim, o jogo roda mais bonito, numa resolução superior e muito mais rápido. Nota: eu atualizei meu sistema dia 27/3/99, trocando minha placa-mãe Pentium133 com 32Mb por uma K6-2 350MHz com 64Mb DIMM PC-100 Toshiba 8ns. Em média, ganhei 30fps a mais em jogos 3D, e mais de 45fps em jogos que suportam 3D-NOW!. Comparação de imagens iguais em placas de vídeo deferentes: Segue-se a mesma imagem 3D via Direct3D no mesmo sistema (com Alpha Blending ativado), porém com placas de vídeo diferentes:
Como podemos ver, a imagem da placa sem suporte
3D não mostra a cena como realmente ela foi idealizada. Nesse caso
especial usou-se um efeito chamado Alpha Blending,
que permite o uso de objetos translúcidos, ou mais especificamente,
texturas parcialmente transparentes.
Mas afinal como funciona uma placa de vídeo
moderna?
Fique por dentro da termologia usada na placas
das vídeo 3D atuais
Como mudar a minha resolução,
refresh rate e número de cores no Windows?
|