Guia de Placas de Vídeo 3D

Página 1-Introdução

As placas de vídeo são muito importantes para o computador; são elas que diferenciam um computador bom de um computador ótimo. Por exemplo, um Pentium 233MMX com placa de vídeo com chipset TNT ou Voodoo2 (e outros similares) é ótimo, mas um PentiumII 400 (na mesma configuração) com placa de vídeo Trident 1Mb é apenas bom. A performance 3D, muito importante nos dias de hoje, vai ser muito superior no Pentium233 comparado ao PII400. 

Além disso, o refresh rate e o número de cores também serão certamente superiores no Pentium233, cansando menos seus olhos e deixando seu vídeo mais bonito e com mais vida. Mas no Brasil as placas de vídeo ainda são muito negligenciadas pelas lojas e os usuários leigos é que saem perdendo. A maioria das lojas ainda vendem seus computadores montados com placas de vídeo baratas ou as nojentas placas on-board, que tem performance muito inferior a placas de vídeo 3D baratas como as Rendition V2x00 ou as Permidia. É possível comprar por R$120 uma Diamond StealthII S220 (Rendition V2100), ou por R$140 uma Creative Extreme (Permidia) ambas baratas, PCI com 4Mb e com performance muito boa.

Para se ter uma idéia da diferença que uma boa placa de vídeo pode fazer num computador, um exemplo: jogo no meu Pentium133 (32Mb de Ram, 256Kb cache, 2 HDs de 2.5Gb e placa de som Awe64) o jogo 3D Forsaken, que possui gráficos muito bons (com efeitos de luz e transparências), usando uma Diamond StealthII S220 (bios1.36) PCI, numa resolução de 800x600 e obtenho a média de 42 fps (frames per second, ou seja, quadros por segundo), e muito dificilmente menor do que 30 fps (apenas em salas muito abertas, mas é culpa do meu processador Pentium133). No mesmo computador, mas usando uma Trident1Mb PCI consigo no máximo a uma resolução de 640x480 com 8 fps!!! Isso torna o jogo insuportável de se jogar. Além disso, o visual na Diamond é muito superior, pois a aceleração e a renderização das texturas é via hardware, e por isso o processador é poupado de boa parte do trabalho. Assim, o jogo roda mais bonito, numa resolução superior e muito mais rápido.

Nota: eu atualizei meu sistema dia 27/3/99, trocando minha placa-mãe Pentium133 com 32Mb por uma K6-2 350MHz com 64Mb DIMM PC-100 Toshiba 8ns. Em média, ganhei 30fps a mais em jogos 3D, e mais de 45fps em jogos que suportam 3D-NOW!.

Comparação de imagens iguais em placas de vídeo deferentes:

Segue-se a mesma imagem 3D via Direct3D no mesmo sistema (com Alpha Blending ativado), porém com placas de vídeo diferentes:

al_orig.jpg (8820 bytes)al_3D.jpg (9412 bytes)al_n3D.jpg (8939 bytes)

Como podemos ver, a imagem da placa sem suporte 3D não mostra a cena como realmente ela foi idealizada. Nesse caso especial usou-se um efeito chamado Alpha Blending, que permite o uso de objetos translúcidos, ou mais especificamente, texturas parcialmente transparentes.
No caso da imagem da StealthII, além de ser fiel à original, melhora o aspecto pois suporta outros efeitos como o Bi-linear filtering que deixa as pontas dos objetos mais suaves dando a impressão de uma resolução maior.

Mas afinal como funciona uma placa de vídeo moderna?
(inclui esquema de uma placa de vídeo Asus TNT 16Mb
com cooler e entradas/saídas de vídeo RCA e s-video)

Fique por dentro da termologia usada na placas das vídeo 3D atuais
(Alpha Blending, Bilinear filtering, Anti-Aliasing, 16 e 32-bit rendering, AGP, Dithering, Double buffering, Fogging, OpenGL, Triangle setup engine, Triple buffering e mais)

Como mudar a minha resolução, refresh rate e número de cores no Windows?
Aprenda a tirar o maior proveito do que sua placa de vídeo atual pode lhe oferecer