Arte Axé Orixá     |   home
Art first   |   Candomblé/Umbanda?   |   About me   |   Crowns/Coroas   |   Xango/Aira   |   Clothes/Roupa   |   Shrines/altares   |   Your Orixá   |   Nature's bounty   |   Books   |   Links   |   Contact Me
About me

Minha preocupação vital é com a era primordial do homem, com fóco na exploração das origens da humanidade e de sua vida primordial e espiritual. Passo pelos resquícios profundamente sutis do candomblé, remetendo o observador aos meandros cosmogônicos atravessados por Prometeo, por Ogum, e todos os outros orixás. Exalto os deuses que transcenderam o abismo da alma, e viajaram entre mundos para alegrar e completar a vida na terra.

A thread that weaves its way through most of my work takes me back  through primal spiritual and material quests to the dramas that ushered in humanity. "Candomblé", a generic name given to all traditional Afro-Brazilian religions, has provided me with a discipline within which to work, as well as deeper contact with  religious and artistic traditions that have enhanced the transitions humanity has undergone  throughout time.

Filho de pai anglo-brasileiro e mãe britânica, Roderick Steel nasceu no Brasil, de onde saiu aos 9 anos para ingressar num collégio interno na Inglaterra. Neste período, comprou seu primeiro livro sobre candomblé. Aos 18 anos, trocou a Europa pelos Estados Unidos para cursar Cinema na Universidade de Boston, em Massachussets. Depois do curso, trabalhou num documentário sobre religiões no Brasil para PBS e Channel 4. De volta a Londres, conheceu o etnólogo Pierre Verger e Mãe Stella de Oxóssi.
Ao radicar-se no Brasil, em 1995, iniciou uma pesquisa fotográfica sobre o mundo do orixás, que hoje contabiliza perto de cinco mil imagens. Parte deste acervo já foi publicada no livro "Mitologia dos Orixás", editado em 2000 pela Companhia das Letras.

EXPOSIÇÕES

Art first
Candomblé/Umbanda?
About me
Crowns/Coroas
Xango/Aira
Clothes/Roupa
Shrines/altares
Your Orixá
Nature's bounty
Books
Links