Biografia - KIM CARNES: A Fase EMI-Odeon (1978-1986)   English Version ENGLISH

6. A Fase EMI-Odeon (1978-1986)

GUILHERME CORRÊA

(1979)

Kim Carnes assina contrato com a EMI em 1979.

No ano de 1978 começou uma nova e importante etapa na carreira de Kim. Ela saiu da A&M, e Jim Mazza a contratou como a primeira artista do então recém-criado selo EMI America. Então, Kim gravou "You’re A Part Of Me" em dueto com Gene Cotton, seu primeiro sucesso nas paradas da Billboard, chegando a alcançar a posição no. 36. A partir daí, Kim passa a freqüentar as paradas da Billboard durante 8 anos seguidos (1978-1986).

Registre-se que "You're A Part Of Me" foi lançado em compacto ("single") e também foi incluído no álbum de Gene Cotton ("Save The Dancer"). Em janeiro de 1978 Anne Murray grava sua versão dessa canção no álbum "Let's Keep It That Way", e em julho de 1979 Charly McClain faz o mesmo em seu álbum "Alone Too Long", fornecendo assim "royalties" para a compositora Carnes.

Foi lançado seu primeiro álbum pela EMI em 1979: "St. Vincent's Court". Ainda hoje, Kim considera este um dos melhores álbuns de sua carreira. Pela primeira vez, ela participou da produção de um disco seu, com a colaboração do marido Dave e do músico Daniel Moore.

Destaque para a faixa "What Am I Gonna Do", regravada por Brenda Lee um ano depois em seu álbum "Take Me Back", fornecendo assim "royalties" para a dupla de compositores Carnes & Ellingson.

Uma canção desse álbum, "It Hurts So Bad", atingiu o 56o lugar das paradas da Billboard. Foi o primeiro sucesso solo da carreira de Kim. O interessante é que essa música foi composta depois que o projeto do álbum estava completo. Ela havia mostrado o projeto do álbum para a EMI do Reino Unido e, no vôo de volta aos EUA, ela escreveu essa canção. Então, ela fez uma gravação "demo" da canção para Jim Mazza ouvir. Ele pediu para Kim voltar ao estúdio e gravá-la. O álbum ST. VINCENT’S COURT foi remasterizado, e "It Hurts So Bad" foi primeiro compacto dela lançado pela EMI.

Sob o pseudônimo de "Connie Con Carne", Carnes gravou "She Dances With Meat" (de autoria dela e do marido Dave). Pinkard & Bowden chegaram a gravar essa canção.

Kenny's Birthday (1979)

Kenny Rogers: amigo de longa data.

O ano de 1980 foi muito gratificante na carreira dessa loura persistente. Como compositora, ela escreveu junto com o marido Dave todo o álbum "Gideon" de Kenny Rogers. Como cantora, ela se juntou ao ex-Minstrel Rogers no dueto "Don’t Fall In Love With A Dreamer", alcançando o 4o lugar nas paradas de sucesso da Billboard.

No entanto, a associação de Kim com Kenny fez com que muitas pessoas pensassem que ela fosse uma cantora apenas de música country. Certa vez, a cantora desabafou:
- Por que me confundem? Bom, será porrque uma vez gravei uma canção junto com Kenny Rogers, indiscutivelmente o número 1 da música country, e a canção foi incluída em um dos discos de Kenny, sendo um grande êxito, projetando o meu nome à fama em todo o mundo? Como foi a primeira canção que fez de mim uma intérprete conhecida em grande nível, indentificam-me como uma cantora country, mas eu insisto que, antes disso, eu era uma intérprete de rock e continuo sendo uma roqueira típica.

Kenny e Kim também gravaram no mesmo ano uma versão em espanhol de "Don't Fall In Love With A Dreamer", que ganhou o título "No Te Enamores De Un Loco".

A cantora começava a firmar o seu nome, imagem e voz na cabeça do público norte-americano. Em seguida, ela atingiu novamente as paradas de sucesso da Billboard com "More Love" (regravação do êxito de Smokey Robinson And The Miracles em 1967), alcançando o 10o lugar.

Kim declarou certa vez: "Há anos eu ouvia Smokey Robinson and The Miracles noite-e-dia. Esta sempre foi a minha canção favorita deles, e eu sabia que um dia eu iria gravá-la". Kim chegaria a cantar essa música em dueto com Smokey Robinson no especial de TV dele em 1985.

Outra regravação vira sucesso na voz de Kim, "Cry Like A Baby" (gravado anteriormente pelo The Box Tops), atingiu o 44o lugar das paradas da Billboard.

EMI (1980)

Kim Carnes: sucesso com "More Love".

Em seguida, Kim gravou no Studio Sound Recorders, no norte de Hollywood, o álbum "Romance Dance", o segundo na sua carreira a atingir a parada de vendagens da Billboard, desta vez em 57o lugar. O produtor do disco foi George Tobin em associação com Mike Piccirillo, menos a faixa "Changin’", que foi produzida por Daniel Moore. A mixagem ficou por conta de Val Garay - que iria produzir o próximo álbum da cantora.

No Brasil, "More Love" foi o tema internacional da telenovela "Coração Alado", da Rede Globo.

A agenda de Kim esteve lotada durante todo o ano de 1980. Ela ainda fez um show no programa de TV de Eddie Rabbitt, e também participou dos vocais de apoio de "Deep Inside My Heart", sucesso de Randy Meisner (22o lugar nas paradas da Billboard). Tudo indicava que o merecido sucesso de Kim Carnes estava bem próximo...

EMI (1981)

16/05/1981 - Kim permanceu 9 semanas em 1o. lugar nas paradas da Billboard com "Bette Davis Eyes".

16 de maio de 1981 foi o dia em que Kim Carnes estourou nas paradas de sucessos da Billboard com "Bette Davis Eyes", entrando para o Guiness Book como uma das canções mais tocadas no mundo todo. Esse sucesso fenomenal permaneceu durante 9 semanas em 1o lugar, fornecendo à Kim o seu primeiro disco de ouro da RIAA (Associação Americana das Indústrias de Disco). O LP "Mistaken Identity" atingiu o lugar no dia 1o de junho, permanecendo nessa posição durante 4 semanas, e assim fornecendo um disco de platina do RIAA pela vendagem de mais de 1 milhão de cópias.

A canção, cuja música foi originalmente composta por Jackie De Shannon e letra por Donna Weiss em 1974, tiveram os arranjos reformulados por Bill Cuomo, caindo como luva para a voz rouca e sensual da Sra. Carnes. Ela elogiou a perspicácia comercial de sua gravadora - "lançando a música no mercado num momento em que não havia nenhuma outra cantora fazendo sucesso".

A revista "Record World" classificou-a, com uma certa obviedade, de "a artista mais promissora de 1981".

No dia 24 de agosto de 1981, Kim se apresentou ao vivo no célebre Savoy de Nova Iorque, que foi transmitido para o programa de rádio "The King Biscuit Flower Hour", cantando até mesmo músicas fora do seu repertório como "Under My Thumb" dos Stones, "Don’t Be Cruel" de Elvis, e ainda "Dwayne" e "What’s Your Name". Ela apresentou 2 novas canções que seriam incluídas em seu próximo álbum: "The Thrill Of The Grill" e "Say You Don’t Know Me".

Além de "Bette Davis Eyes", Kim ainda emplacaria mais duas canções de "Mistaken Identity" nas paradas da Billboard: "Draw Of The Cards" (28o lugar) e a faixa-título "Mistaken Identity" (60o lugar).

Kim passou o mês inteiro de outubro na Europa, dando entrevistas à imprensa, e também fazendo aparições na televisão. A demanda foi tão grande que ela teve que voltar em janeiro de 1982, onde ela cantou no festival da canção italiana.

No auge do sucesso, Kim tinha até uma frase feita para marcar pela repetição de sua imagem loura e agressivamente apetitosa: "Não quero que ninguém diga que o meu LP é agradável, pois isso seria como enfiar uma faca nas costas. Quero que as pessoas me amem loucamente ou me odeiem".

O título do álbum, "Erro de Identidade" ("Mistaken Identity") se deve à confusão que muitas pessoas fazem, pensavando que Kim fosse apenas uma intérprete de música country. "Também já interpretei soul, folk e country. Creio ser uma cantora de rock capaz de fazer o que quer que seja. Não me encaixo em nada, tudo serve ao meu estilo". - declarou Kim.

(1981)

Kim Carnes foi a casa de Bette Davis e lhe entregou um disco de ouro.

Mas Kim ganhou algo mais valioso que os discos de ouros e a estatueta do Grammy: a amizade da atriz Bette Davis. Kim esteve na casa da veterana atriz durante o verão americano. "Foi um dia que eu nunca esquecerei. Ela é uma lenda. A primeira coisa que me chamou a atenção na casa dela foi uma almofada bordada com o lema 'SEM LUTA NÃO HÁ VITÓRIA'. E eu pensei, 'Deus, isso é perfeito!' Era o que eu sempre tinha lido e pensado sobre ela também. Ela é uma senhora determinada que sempre fez as coisas do seu modo, o qual eu admiro muito".

Kim se lembrou também de outro momento no encontro com a grande atriz Bette Davis. "Ela escreveu uma carta para Jackie De Shannon e Donna Weiss dizendo: 'Obrigada pela brilhante letra. Como vocês sabiam tanto de mim?' Quando nós fomos tirar algumas fotos juntas, ela disse aquilo novamente. Ela falou 'Sabia que eu escrevi uma carta para elas, e perguntei à elas como sabiam tanto sobre mim'".

Jackie De Shannon escreveu a letra da canção inspirada no olhar de Paul Henreids no final do filme "A Estranha Passageira" (Now Voyager), quando ele acendeu 2 cigarros ao mesmo tempo, e depois entregou um à Bette Davis. Uma curiosidade: esse filme mostra locações do Rio de Janeiro.

Enquanto isso, no Brasil, o compacto de "Bette Davis Eyes" foi lançado em junho de 1981, e no mês seguinte o fenômeno Kim Carnes chegava a ser espantoso. "Bette Davis Eyes" disparou na parada brasileira, arrebatando o 1o lugar. Cartas, telefonemas... todos queriam saber quem era essa nova musa da música pop.

Em agosto de 1981 "Bette Davis Eyes" recebeu o Troféu Disco de Ouro do Chacrinha. A Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) também lhe conferiu um disco de ouro, representando vendas acima de 100 mil cópias. O disco de ouro brasileiro foi enviado a Los Angeles onde foi entregue à artista.

(1982)

Produtor Val Garay & Kim Carnes na festa de entrega do prêmio Grammy: Disco do Ano.

A procura pelo LP "Mistaken Identity", produzido por Val Garay, foi enorme. O vídeo de Kim cantando seu hit foi visto em todo o país e fez tanto sucesso quanto o disco, e ainda foi considerado como um dos mais inovadores da música contemporânea.

A capa do LP "Mistaken Identity" destacou como sucessos no Brasil: "Bette Davis Eyes", "Hit And Run" e "Draw Of The Cards". "Break The Rules Tonite" teve boa aceitação nas rádios brasileiras. "Mistaken Identity" fez parte da trilha internacional da telenovela "Jogo da Vida", da Rede Globo.

Depois das freqüentes comparações feita pela imprensa, Rod Stewart resolveu convidar Kim para participar de seu show no dia 18 de dezembro de 1981 no The Forum, em Los Angeles. O show foi transmitido para 80% dos receptores americanos, através de uma complexa cadeia de emissoras, de TV e FM, totalizando uma audiência estimada em 35 milhões de pessoas. Rod fez um dueto com Kim em "Tonight's The Night", e depois Tina Turner se juntou aos dois para cantar "Stay With Me", que foi para no álbum "Absolutely Live" de Rod.

No dia 14 de fevereiro de 1982, "Bette Davis Eyes" ganhou os prêmios de "Música do Ano" e "Disco do Ano" na 24a Festa Anual do Prêmio Grammy.

EMI (1982)

KIM foi indicada ao Grammy de Melhor Vocalista de Rock com o compacto "Voyeur".

Em setembro de 1982 Kim Carnes lançou seu LP "Voyeur" . A faixa-título foi o grande destaque, trazendo o mesmo calor, a rouquidão de sua voz, o ar de mistério e a imponência de Kim Carnes.
A canção "Voyeur" atingiu o 28o lugar nas paradas da Billboard, e o álbum de mesmo nome atingiu o 48o lugar. No ano seguinte, "Does It Make You Remember" chegou ao 36o lugar.

Em fevereiro de 1983 Kim Carnes foi indicada para o Grammy - o Oscar da indústria fonográfica americana - na categoria de Melhor Vocalista de Rock com seu álbum "Voyeur". Não levou a estatueta, mas só a indicação já valeu como reconhecimento de sua forma tão pessoal e sensual de cantar.

EMI (1983)

Kim Carnes participou da trilha sonora de "Flashdance".

O produtor Phil Ramone convidou Kim para escrever e interpretar uma balada para a trilha sonora do filme "Flashdance... Em Rítmo de Embalo". Daí, Kim compôs junto com Duane Hitchings e Craig Krampf "I’ll Be Here Where The Heart Is". Essa canção trouxe um Grammy para Kim no ano seguinte, por melhor composição para a trilha sonora de filme.

Em seguida, o álbum "Café Racers" foi lançado e alcançou o 97o lugar nas paradas da Billboard. Esse álbum emplacou as seguintes faixas nas paradas de sucesso: "Invisible Hands" (40o lugar em 1983), "You Make My Heart Beat Faster (And That’s All That Matters)" (54o lugar em 1984), e "I Pretend" (74o lugar em 1984).

CONTINUA...

Página Principal | Notícias | Show | Perfil | Biografia | Declarações | Estórias | Discografia | Compactos | Coletâneas | Participação | Remix | Trilha Sonora | Vídeo - TV - Rádio | Composições | Letras | Partituras | Sucessos | Disco de Ouro & Platina | Grammy | Galeria | Bastidores | Autógrafo | Usa for Africa | Publicações | Links | Veja Livro de Visitas | Assine Livro de Visitas | Mapa do Site | E-MAIL

Clique aqui   Novo álbum da Kim   Chasin' Wild Trains
Clique aqui   Site Oficial da Kim Carnes