Biografia - KIM CARNES: A Fase Nashville (1988 em diante)

English Version ENGLISH

7. A Fase Nashville (1988 em diante)

"Tchau, L.A., Olá, Nashville"

GUILHERME CORRÊA

MCA (1988)

KIM CARNES busca qualidade de vida em Nashville.

No dia 10 de fevereiro de 1987 foi publicado no jornal San Jose Mercury News um artigo entitulado "Tchau, L.A., Olá, Nashville" (Goodbye, L.A., Hello Nashville), no qual Kim declarou que queria sair de Los Angeles e ir para Nashville para gravar seu próximo álbum. "Eu não posso fazer outro álbum aqui. Eu tenho tentado e finalmente parei" - disse Carnes.

Em 1988 Kim Carnes assinou um contrato com a MCA. Foi lançado o álbum "View From The House", gravado em Nashville. Kim contou com a colaboração do produtor de seu primeiro ábum, Jimmy Bowen, e uma faixa foi produzida por Bill Cuomo ("Crimes Of The Heart").

"View From The House" foi super-elogiado pela crítica nacional e internacional. E não é pra menos, já que o álbum atingiu a perfeição em suas 10 faixas. Esse álbum mostrou a versatilidade de Kim em cantar country, folk, pop e rock. Carnes compôs metade do disco, sendo que 4 em parceria com Donna Weiss. O álbum contou com as participações de Bruce Hornsby, Vince Gill, Mark O'Connor, Lyle Lovett e Steve Wariner.

MCA (1988)

Carnes encontrou inspiração em Nashville (TN)

Kim sempre deu ênfase a sua versatilidade, o que aliás é uma característica muito dela. Ela nunca esteve preocupada com modismos e sempre gravou o que tinha vontade: "Só gravo uma música se estou apaixonada por ela a ponto de dizer: Gostaria de ter sido eu a compositora" - afirmou Kim.

"View From The House" emplacou 2 sucessos: "Crazy In Love" (13o. lugar nas paradas "Adult Contemporary" da Billboard) e "Speed Of The Sound Of Loliness".

Com a mudança no alto escalão da MCA e a saída de Jimmy Bowen, a gravadora abandonou o projeto de divulgação das canções de "View From The House". Numa entrevista concedida a Shadoe Steele em 2003, Kim lamentou o descaso da gravadora, o que considerou "política nos negócios da música", e que isso "partiu seu coração". 

No ano de 1989, Kim participou do álbum "A Night With Mr. C" de Clarence Clemons, no dueto "Dance Dance Dance" e nos vocais de apoio de "Quarter To Three". Kim também gravou o tema do filme "Tentação Perigosa" (Impulse) e que chegou a ser lançado em single: "Everybody Needs Someone". 

Em 1991 Kim encontra por acaso o cantor Neil Diamond em um estúdio de gravação . Eles resolveram então gravar em dueto 3 canções: "Hooked On The Memory Of You" (álbum "Lovescape"), "Hard Time For Lovers" (CD promocional) e o clássico de Elvis Presley "Heartbreak Hotel" (incluída no álbum "Greatest Hits - 1966-1992"). Kim ajudou Neil a perder o medo de cantar em dueto.

MCA (1988)

1991: KIM CARNES grava álbum lançado apenas no Japão.

Em 1991, Carnes cantou o tema da série da rede CBS de Televisão: "Sunday Dinner"

É lançado apenas no Japão o álbum "Checkin' Out The Ghosts", produzido por Kim Carnes e Joey Carbone, exceto a faixa "Independent Girl", que foi produzida apenas pelo último.

Por não ter sido lançado nos EUA, o álbum não teve repercussão alguma, apesar de conter a regravação de  "You Are Everything" (clássico de Thom Bell/Linda Creed). No entanto, esse álbum ganhou o status de item de colecionador, e vem sendo vendido por alto valor no site de leilões Ebay. 

Outras canções da artista são lançadas em coletâneas para o mercado japonês: "Shiny Day" para um CD "Re-Import", "Love Hurts" para a trilha sonora do filme "Private Lessons"

Em 1992, é lançado apenas no mercado europeu a trilha sonora do musical francês "Tycoon", e Kim contribui com "Working Girl". No mesmo ano, Kim gravou "Run Run Rudolph" para o disco de Natal "The Stars Come out For Christmas"

Em 1993 a EMI-Odeon lançou tardiamente "Gypsy Honeymoon", uma coletânea com alguns dos maiores sucessos de Kim e ainda 3 faixas inéditas: "Chain Letter", "Gypsy Honeymoon" (nova versão) e "Don't Cry Now".

(2003)

Carnes tem se destacado mais como compositora nos anos 90.

A partir de 1993, Kim deu mais enfase ao seu lado de COMPOSITORA do que de cantora. Ela passou a escrever canções em parcerias com o filho Collin Ellingson, Greg Barnhill, Eric kaz, Trey Edwin Bruce, Vince Melamed, Bill Miller, Jonathan B. Vezner, Gary Nicholson, Jamie O'Neal, Wendy Waldman, Matraca Berg, Gary S. Burr, Robert Ellis Orrall, Kim Richey, Gary Harrinson, Susan Logacre, Jeffrey Steele, Sarah Elizabeth Campbell, John Scott Sherrill, Carolyn Dawn Johnson, Mark S. Cawley, Reginald Glenn hamm, Tim mensy, Mike Settle e Christy Leigh Seamans.

Muitas de suas composições recentes foram para os discos de cantores como Jennifer Brown, Pam Tillis, Lila McCainn, Deana Carter, Kenny Rogers e Matraca Berg.

Em 1993 "The Heart Won't Lie", escrita por Kim Carnes e Donna Weiss, foi gravada por Reba McEntire e Vince Gill, alcançou as paradas de sucesso e a canção ganhou um prêmio da BMI e até chegou a ser indicada para o Grammy.

A família Ellingson se mudou para o estado americano do Tennennsee em 1994. "Eu viria para Nashville para compor, e voltar para Los Angeles e observar a energia se dissipar". Ela explica que se mudou para Nashville porque "é onde está toda a energia criativa". E acrescenta que a principal diferença entre Nashville e Los Angeles é que "a dor de barriga infernal foi embora".

Carnes admitiu que tem sido energizante compor em Nashville: "Estou escrevendo tantas canções quanto na época em que eu comecei a compor, com o mesmo tipo de entusiasmo".

O hábito do trabalho de Kim depende se ela está escrevendo sozinha ou em colaboração com outra pessoa: "Desde que vim para Nashville passei a escrever com diversas pessoas - o que é completamente diferente. Eu as encontro na minha casa, ou na casa dele ou mesmo no escritório do meu editor. Nós começamos às dez ou onze da manhã, e geralmente a canção estará terminada à tarde. Às vezes nós apenas gravamos uma fita "demo"."

Em 1994, Kim gravou mais canções de Natal. "What Child Is This" e "O Little Town Of Bethlehem" vão parar no CD "Christmas Classics" e "Have Yourself A Merry Little Christmas" vai para o CD "Make A Wish For Christmas Vol. II".

MARINA CAFÉ (1997)

KIM CARNES & GREG BARNHILL já escreveram juntos mais de 38 canções!

Kim Carnes passou a compor canções com Greg Barnhill em 1995, depois de escutar "Walkaway Joe". "Quando eu me mudei de Los Angeles para Nashville em 1995, eu ouvi Trisha Yearwood cantar 'Walkaway Joe'. Eu fiquei muito impressionada com as letras e criatividade (do compositor) e eu sabia que tinha que compor com a pessoa que havia escrito aquela canção" - declarou Kim à imprensa em 1997.

A lourinha também participou dos vocais de apoio do disco do Bad Company ("Stories Told & Untold") em 1996, nas faixas "Shooting Star" e "Silver, Blue and Gold".

Em 1997, Kim participou do álbum de Kenny Rogers ("Across My Heart"), nos backgrounds das músicas "To Me" e "The Only Way I Know". Ela também co-escreveu uma canção para o disco de Lila McCann, "Just One Little Kiss", na qual ela cantou nos vocais de apoio.

Henry Diltz (1988)

Kim Carnes: "Tenho escrito tantas canções quanto no começo da minha carreira, com o mesmo nível de entusiasmo".

Carnes também gravou "Bad Bad Leroy Brown" para um álbum em tributo ao cantor Jim Croce ("Jim Croce: A Nashville Tribute") e também participou do álbum de Matraca Berg ("Sunday Morning To Saturday Night") nas faixas "If I Were An Angel" (co-autora da canção) e "That Train Don't Run" (vocais de apoio).

Foi inaugurada no dia 12 de setembro de 1997 a primeira página não-oficial de Kim Carnes na internet, "The Kim Carnes Website elaborada pelo fã David Baker (que mora em Atlanta-GA). E no dia 24 de outubro de 1997, um outro fã, Eugene Contini, que mora na Flórida, criou a página "Bette Davis Eyes: A Tribute To Kim Carnes. Desde então os fãs de Kim Carnes no mundo todo passaram a dispor de informações cada vez mais completas e atualizadas sobre a cantora, inclusive sobre datas de shows.

Atualmente Carnes escreve a maioria de suas composições com Greg Barnhill. Até outubro de 1998, a BMI registrava em seu site nada menos do que 38 canções de autoria da dupla, e ainda mais 9 canções com a participação de Vince Melamed. 

GLEN ROSE (2004)

2004:
Novo álbum

Uma de suas mais recentes composições ("We Can Get Through This") foi parar no álbum "Love Is" de Kevin Sharp, no qual a cantora também participou dos vocais de apoio.

Em 2000, Kim Carnes fez um dueto com o ator e dublê de cantor Jeff Bridges em "Ring Of Fire" (clássico de Johnny Cash) para o tema de abertura do filme "A Conspiração" ("The Contender").

Em 2004, Kim lança o 13o. álbum de sua carreira: "Chasin' Wild Trains". Muitas canções do álbum já foram avaliadas pelo público, durante as apresentações da artista em Nashville (TN), Sisters (Oregon), Atlanta (Geórgia), Rosemary Beach (Florida), Laughlin (Nevada), etc. Sem pressão de gravadora por resultados ou imposições de qualquer ordem, esse é, sem dúvida, o mais autêntico álbum de Kim Carnes. Ela gravou o que quis, como quis e com quem quis. A sorte está lançada!

Página Principal | Notícias | Show | Perfil | Biografia | Declarações | Estórias | Discografia | Compactos | Coletâneas | Participação | Remix | Trilha Sonora | Vídeo - TV - Rádio | Composições | Letras | Partituras | Sucessos | Disco de Ouro & Platina | Grammy | Galeria | Bastidores | Autógrafo | Usa for Africa | Publicações | Links | Veja Livro de Visitas | Assine Livro de Visitas | Mapa do Site | E-MAIL

Clique aqui   Novo álbum da Kim   Chasin' Wild Trains
Clique aqui   Site Oficial da Kim Carnes